REINALDO SILVA
reinaldo@diaridonoroeste.com.br
As eleições municipais se aproximam. Em 2024 os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores, e o Partido Social Democrático (PSD) está se estruturando em todo o Noroeste do Paraná. Na noite de quinta-feira (24), lideranças de diferentes municípios se reuniram em Paranavaí e participaram da solenidade que marcou o lançamento do PSD Mulher e a filiação de 130 pessoas à sigla.
Concorrido, o evento suprapartidário contou com a presença do deputado federal Luiz Nishimori, do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli e do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes políticos da região.
O presidente do PSD de Paranavaí, Aryldo Zoccante Cardoso deu boas-vindas aos convidados e falou da importância da estruturação partidária. “Que o PSD possa se manter sempre ativo. Quando a sociedade civil é organizada, ela cobra. O partido político é uma organização da sociedade civil.”
Complementou: “A política tem que transformar. A sociedade preparada e organizada faz com que todos sejam reconhecidos como cidadãos. Quem entra para a política tem o dever de servir”.
A responsabilidade aumenta por ser o PSD a sigla do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, disse Aryldo Zoccante Cardoso.
Ao falar sobre o desafio de presidir o PSD Mulher de Paranavaí, Roberta dos Santos defendeu a participação feminina na política. Contou que foi motivada pelo desejo de contribuir com o futuro. “Por que não entrar e fazer diferente? Coloco uma sementinha dentro de cada uma de vocês: envolvam-se.”
Defensor declarado da integração do Noroeste, o prefeito de Maringá manifestou surpresa com a quantidade de pessoas que prestigiaram o evento de quinta-feira, uma demonstração da força do PSD. Ulisses Maia fez um apelo aos correligionários, que trabalhem pelo desenvolvimento da macrorregião.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli classificou a noite como “momento histórico para a organização do PSD”. Aproveitou a oportunidade para elogiar o governador Ratinho Junior e citou investimentos na educação, “que muda a pessoa e muda a sociedade”.
Pensar nas eleições de 2024 é ter a consciência de que é necessário ofertar soluções para melhorar a vida das pessoas, avaliou Romanelli.
A declaração do deputado federal Luiz Nishimori exaltou as características econômicas do Noroeste do Estado, especificamente a região de Paranavaí: “Número um na pecuária, número um na mandiocultura e número um na produção de laranja”. É fundamental aproveitar essas potencialidades em busca do crescimento. “Política tem que andar junto com o desenvolvimento econômico.”
O superintendente do Equilíbrio Regional do Paraná, Rogério Lorenzetti, lembrou que é através da política que as decisões são tomadas, por isso a política deve sempre estar em primeiro plano. “Que cada um possa retornar para casa e pensar em como pode ajudar da cidade.”
Além de lideranças do PSD e de filiados à sigla, o evento de quinta-feira teve a participação de representantes de outros partidos políticos, o que comprova a importância do diálogo, afirmou o presidente Aryldo Zoccante Cardoso. “Somos um partido que conversa.”