No dia 20 de outubro deste ano serão celebrados os Jogos Panamericanos em Santiago do Chile, capital do país; a Opening Ceremony dará início ao maior evento esportivo das Américas; o Brasil estará presente em diversos esportes, incluindo os mais consagrados, tais como o Judô e o voleibol.
O vencedor vôlei feminino brasileiro, brilhantemente dirigido por meu particular amigo José Roberto Lages Guimarães, técnico dono de três medalhas de ouro olímpicas, uma com o masculino e duas com o feminino, já classificado para os Jogos Olímpicos de Paris, poderá ganhar mais um ouro, apesar da perda da Walewska, inestimável atleta da seleção, quem sabe por depressão – lembram da coluna, alertando sobre esse mal do século?
Teremos a participação dos nossos melhores atletas em 38 esportes e suas variações, disputando uma enorme quantidade de medalhas (2986 medalhas).
A título de curiosidade, existe uma diferença entre os Jogos Panamericanos e os Campeonatos Panamericanos, as quais são substanciais. Os campeonatos são dirigidos pelas Federações Internacionais, compostos por um só esporte; enquanto que os Jogos são organizados pelos Comitês Olímpicos Internacionais e abarcam os citados 38 esportes e suas variações.
Quem, como eu, já participou dos Jogos Panamericanos, sabe da magnitude deste megaevento esportivo, onde o suor, a garra e a determinação para vencer são fatores decisivos na conquista do lugar mais alto do pódio e certamente abrirão os árduos caminhos rumo ao maior espetáculo esportivo da terra: os Jogos Olímpicos.
Temos em nossa cidade um dos melhores Atletismos das Américas e nos orgulhamos de nossos atletas que nos honram com seus feitos, brilhando em eventos nacionais e internacionais.
Paranavaí já abriga alguns esportes de alto rendimento e nossos empresários poderiam contribuir para que outros desportos façam parte deste palco iluminado. Como por exemplo, o nosso Judô, e se buscarmos outras modalidades em nossa cultura regional, tais como o hipismo, a Esgrima, poderíamos ter novas revelações, para tanto, precisaríamos fornecer condições e desenvolvermos estes esportes, isto pode acontecer com o patrocínio expressivo. A exemplo da nossa vizinha cidade de Maringá que desenvolveu um clube de Arco e Flecha e já colheu resultados internacionais na modalidade.
Em Paranavaí, temos a nossa prestigiosa colônia japonesa, muito bem representada pela Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC), organizadora do magnífico Festival da Primavera, que são merecedores dos nossos efusivos aplausos pelo Hana Matsuri (花 まつ), excepcionalmente organizado.
Temos um favor (お願い 一つ あります) a solicitar para a colônia japonesa de Paranavaí, por gentileza apoiem o Judô (柔道), o Baseball (野球) e o Atletismo (陸上競技) para que possamos ter mais representatividade de nossa cidade nos megaeventos através desses esportes olímpicos.
ご列席の皆様、パラナバイの日本植民地の著名な代表者である私は、パラナバイの社会開発と家族の事務局の地域核の長であり、必要なことは何でもいつでも支援することができます。
ドス・サントス・セルジオ、どうもありがとうございました