Lideranças de todo o Noroeste do Paraná se reuniram para homenagear o empresário Mouhammed Soumaille, um legítimo brasileiro/paranaense nascido no Líbano, que há 50 anos tem papel decisivo no desenvolvimento econômico e social de Paranavaí e região. A Comenda Aciap Gralha Azul foi entregue durante o tradicional Jantar do Empresário, sexta-feira (20) na SPDC.
Emocionado, Soumaille falou das suas origens. Lembrou que chegou a Paranavaí para morar com os tios. Veio buscar uma vida melhor. Trabalhou muito no comércio, inclusive de porta em porta, e se estabeleceu comercialmente mudando não apenas a sua vida, mas a de toda uma comunidade, incluindo colaboradores diretos, geração de impostos e o valor de duas marcas que extrapolam os limites regionais: Glevis e Shopping Cidade.
Soumaille disse que o Brasil é o melhor lugar do mundo. Sugeriu que os brasileiros amem essa terra e vejam todo o seu potencial. “Sou do Líbano e sou brasileiro, com muito amor pelo Brasil e por sua gente”, definiu.
Presidente da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí), o contabilista Rafael Benjamim Cargnin Filho falou sobre o desenvolvimento econômico, a importância das pessoas e a luta de Soumaille para fazer uma cidade cada vez melhor. “Com visão empreendedora, o nosso homenageado construiu uma história, fez a diferença na comunidade”, sintetizou.
O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes igualmente ressaltou a capacidade empreendedora do homenageado e sua generosidade para contribuir com a sociedade. KIQ enalteceu ainda o aspecto humano de Soumaille.
O deputado federal Tião Medeiros igualmente lembrou a trajetória de Soumaille e toda a sua luta em prol das grandes bandeiras regionais. Citou que se trata de alguém muito próximo, um amigo de todas as horas, sempre disposto a abraçar as grandes causas do Paraná e do Brasil.
História
A Comenda Aciap Gralha Azul foi criada no ano passado para, de acordo com seu regulamento, “homenagear pessoas que atingiram reconhecimento público nas suas atividades atuando com postura ética no desenvolvimento do trabalho, que impactou positivamente a economia de Paranavaí e que tenham comprovada participação na vida comunitária”.
Na primeira edição foi homenageado o empresário José Gilberto Pratinha, do Grupo Agropratinha.
O homenageado
Este ano, também por unanimidade, a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo escolheram para homenagear o empresário Mouhammed Soumaille, fundador do Grupo Glevis, que tem uma história de empreendedorismo e de comprometimento com o desenvolvimento de Paranavaí.
O empresário Mouhammed Soumaille chegou à cidade em 1973. De lá para cá fez diversos investimentos gerando emprego e renda e fortalecendo a economia da cidade.
Libanês do Vale do Beqqa e naturalizado brasileiro, o homenageado veio a Paranavaí em dezembro de 1973 para passar o Natal daquele ano com os tios Ismail Ebrahim e Adelma. Gostou e ficou. Deixou no Líbano as lavouras de cereja, trigo, milho e oliveiras, que cultivava com a família. Deixou para trás também o curso de Direito, que frequentou durante um ano. Trabalhou por quatro anos na Casa dos Retalhos, dos tios, onde aprendeu a arte do comércio especialmente com a tia Adelma.
Descendente do povo fenício, antiga civilização que se formou na região onde hoje está o Líbano e que se notabilizou pelo comércio, atravessando mares para vender seus produtos, Soumaille decidiu seguir os passos de seus ancestrais e aqui foi mercador ambulante, vendedor que oferece mercadorias em domicílio, conhecido à época como mascate, com o propósito de juntar dinheiro para ter sua própria loja. Enchia malas com confecções e percorria toda a região, visitando principalmente fazendas, onde comercializava seus produtos.
No ano de 1979 o homenageado atingiu sua meta e abriu o próprio negócio: abriu a Loja Progresso, na Avenida Getúlio Vargas. Empreendedor nato, em 1981 Soumaille abriu a Glevis, primeiro a Glevis Ele & Ela e depois a Glevis Baby. Em 1990, ele adquiriu o prédio do antigo INPS e lá instalou a Grevis Décor.
Na década de 90, Mouhammed fez pesados investimentos no setor imobiliário: comprava imóveis, os reformava e depois alugava ou vendia. Nesse período ele mostrou mais claramente seu comprometimento com Paranavaí, pois chegou a comprar imóveis e adaptá-los para determinadas empresas para garantir a instalação de um novo empreendimento ou sua permanência na cidade.
Foi também neste período que o empresário começou a investir no agro, com pomares de laranja, lavouras de mandioca e pecuária com gado de corte.
Em 2006, com seu espírito empreendedor, Mouhammed começou uma obra que se tornou orgulho para a cidade: a construção do Shopping Cidade Paranavaí, uma obra de 9.500 m², que gera emprego e renda e fortalece a economia local.
Mais recentemente, adquiriu a área conhecida como Chácara do Fuad. E já fez diversas construções voltadas para a Avenida Heitor Furtado. Mais um polo de geração de empregos.
Nova identidade Glevis
Com um design forte e características marcantes da cultura libanesa, a nova identidade Glevis demonstra elegância, exclusividade e modernidade, extraídas de uma trajetória de persistência, sonhos e gratidão.