“Um dos grandes passos profissionais na minha vida”.
Essa é a definição usada pelo secretário de Esportes de Paranavaí, Rafael Octaviano, para falar sobre o próximo curso que irá iniciar. Ele foi selecionado para participar do curso de Formação de Executivo na CBF Academy, departamento de formação de profissionais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Rafael lembra que para atuar na função de técnicos de futebol no Brasil é preciso ter a licença da CBF, formação que foi ampliada pela entidade em outras áreas, entre elas de preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo e gestão esportiva.
O curso está programado para iniciar ainda em novembro e com o término para maio de 2024, somando um total de seis meses. As aulas serão ministradas 100% online
Após o término da capacitação, octaviano explica que poderá atuar em diversas áreas do extracampo no futebol. Entre as funções citados por ele está a diretor executivo que poderá participar do planejamento de equipe e contratações.
Para participar do curso os candidatos passam por uma análise de currículo. “Apesar de ser pago, é um curso totalmente concorrido e com vagas limitadas”, comentou o secretário.
A participação é vista por Octaviano como uma preparação para o futuro, tendo em vista o impacto que Sociedade Anonima do Futebol -SAF, vem causando no futebol brasileiro.
“Sempre gostei do futebol e futsal. Tive o start de buscar algo mais profissional. E o curso vai ter o carimbo que certifica para quem sabe no futuro trabalhar em um clube ou na formação de outros profissional”