LEÔNIDAS PRESIDE O PL
O pré-candidato a prefeito Leônidas Fávero Neto ingressou no PL a convite do deputado Giacobo e assumiu a presidência da sigla em Paranavaí. Suplente de deputado estadual e vereador de segundo mandato, Leônidas pleiteia a candidatura a chefe do Palácio Ivaí num cenário de conversações com o grupo político que inclui o prefeito Delegado KIQ e o deputado federal Tião Medeiros. Não é uma conta fácil de fechar, pois nesse agrupamento partidário está também Mauricio Gehlen, candidatíssimo pelo PSD e incensado por cardeais governistas ao se filiar ao partido nesta segunda-feira. O PSD é o partido do governador Ratinho Júnior.
SEM PERDA DE MANDATO
Médico de prestígio em Paranavaí, Leônidas explica que não há risco de perda de mandato por se desfiliar do Cidadania, partido que integra a federação com o PSDB. Ele antecipa que tem uma carta de anuência tanto do Cidadania quanto da Federação. Com isso, permanece vereador paranavaiense e primeiro suplente de deputado estadual. Ele considera improvável a possibilidade de assumir o mandato de deputado estadual neste momento. Isso porque dependeria de um arranjo com o Governo para nomear um dos três parlamentares da federação para outra função pública. A outra possibilidade é a eleição de Douglas Fabrício para a Prefeitura de Campo Mourão, o que abriria a vaga em 2025. Tem disputa dura na cidade. Em resumo: Leônidas é pré-candidato, busca viabilizar a sua candidatura e faz parte do grupo que tem o Delegado KIQ e o deputado federal Tião Medeiros. As cartas começam a ser postas à mesa e, numa visão simplista, o jogo passa por KIQ, Tião, Mauricio Gehlen e por Leônidas. Um embate seria duríssimo e o consenso depende de aparar arestas, coisas de preferências.
PROFESSORA CIDA NA VICE?
Em Brasília num evento municipalista nesta terça-feira, a vereadora paranavaiense Cida Gonçalves falou rapidamente com a coluna. Atualmente no PDT, ela tem convite do PSD e do MDB. A composição passa também por uma eventual candidatura a vice-prefeita numa chapa competitiva. Ela adverte que, por enquanto, ainda se trata de especulação. Mas Cida Gonçalves gosta da ideia e diz que está pronta para trabalhar tanto no Legislativo, quanto no Executivo. Por ora, sustenta que é pré-candidata a renovar o mandato de vereadora. Cida Gonçalves é afinada politicamente com o ex-prefeito Rogério Lorenzetti e foi secretária de Educação na gestão do hoje superintendente regional do Governo.
SEMANA SANTA
Estamos perto da Semana Santa. Para católicos, tempo de penitência; para os cristãos em geral, tempo de reflexão. Para todos os brasileiros um período diferente que vai da tradição religiosa ao fenômeno gastronômico do bacalhau da Sexta-Feira Santa e do chocolate do Domingo de Páscoa. Como disse a coluna recentemente, o bacalhau está salgado e o chocolate amargo, uma referência aos preços elevados para os padrões de renda do brasileiro médio e ao aumento na casa dos 20%. A saída é pesquisar e há apostas de que na reta final dos preparativos os preços fiquem mais em conta. Porém, se houver pouca mercadoria, o efeito será contrário com elevações. Atentos.
FIM DO VERÃO
O verão acabou aos seis minutos desta quarta-feira (20). Os últimos dias da estação passada foram de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 graus e sensação térmica que chegou aos 62 graus no Rio de Janeiro, por exemplo. Nesta entrada de outono o calor permanece, mas vai diminuindo segundo o Climatempo. Outra preocupação é com o volume de chuvas. Para o início da estação deve haver temporais no Sul e na região Oeste.