Paranavaí iniciou a busca ativa de crianças e jovens entre 9 e 19 anos para a vacinação contra o HPV, de acordo com estratégia adotada pelo Ministério da Saúde. Também foi alterado o esquema vacinal de duas doses para uma dose única, que estará disponível nas salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
O objetivo da busca ativa é o de aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal para eliminar o câncer de colo do útero como um problema de saúde pública. De acordo com as recomendações da Nota Técnica Federal, estados e municípios devem realizar essa busca ativa para garantir que jovens brasileiros de até 19 anos tenham acesso à vacina contra o HPV. Aqueles que se enquadram nessa faixa etária e não receberam uma ou duas doses do imunizante no período recomendado poderão receber o esquema em dose única.
Além do público-alvo tradicional, que são meninas e meninos de 9 a 14 anos, o grupo prioritário para vacinação contra o HPV inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.
A mudança para o esquema em dose única tem como objetivo simplificar o processo de vacinação e facilitar o acesso da população à imunização contra o HPV. Essa decisão foi embasada em estudos com evidências sobre a eficácia do esquema em dose única, seguindo as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).