REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Desde a semana passada, o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9º SGBI) de Paranavaí está recebendo doações para as vítimas dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul. Além das contribuições dos moradores, a ação conta com a participação de empresas públicas e privadas, igrejas e clubes de serviços.
A primeira etapa da ação terminou nesta quarta-feira (8), quando parte dos itens arrecadados foi transportada de Paranavaí ao Rio Grande do Sul em dois caminhões – um da Defesa Civil do Paraná e outro cedido por uma empresa privada.
De acordo com o tenente Victor Kamei, as doações poderão ser feitas até 22 de maio. A lista de itens prioritários inclui água potável, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e de limpeza, roupas, calçados, peças de cama e banho, colchões, colchonetes, utensílios domésticos e rações para animais.
O armazenamento e o acondicionamento das doações para o transporte também exigem o uso de caixas de papelão, fita adesiva, plástico-filme, pallets e canetões para a identificação dos itens embalados.
Os donativos podem ser levados ao 9º SGBI de Paranavaí e aos outros postos de atendimento do Corpo de Bombeiros na Região Noroeste, em Nova Londrina, Loanda, Querência do Norte e Terra Rica. O horário limite para fazer a entrega, diariamente, é 18h.
O tenente Victor Kamei reforça que todas as doações são importantes.
“A gente sabe da situação no Rio Grande do Sul, as pessoas estão passando por necessidades neste momento infeliz. Não pense que sua doação é pequena e por isso não pode fazer. Um pacote de feijão, um pacote de arroz, uma garrafa d’água, com certeza vão saciar a fome e a sede de pessoas que estão precisando.”
Ontem, durante o dia, voluntários foram até o 9º SGBI de Paranavaí e ajudaram a embalar e acondicionar a primeira remessa de doações nos caminhões de transporte.