REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Conselho da Comunidade da Comarca de Paranavaí realiza, neste sábado (11), mais uma edição da Feira de Tapetes. Os produtos são confeccionados por 140 presos que participam do projeto de Remição de Pena pelo Trabalho, resultado de uma parceria com o Poder Judiciário.
As vendas serão no calçadão central de Paranavaí, na esquina das ruas Getúlio Vargas e Souza Naves, das 8h às 16h.
Os tapetes são vendidos a preço de custo. 50% do valor arrecadado é direcionado para os familiares dos presidiários, para contribuir com a renda da casa, e a outra metade fica com o Conselho da Comunidade da Comarca, sendo empregado na compra de linhas e agulhas para a produção de novos tapetes.
A feira tem uma edição por ano e, conforme destaca o presidente do conselho, Claudio Miguel de Souza, tradicionalmente os itens são comercializados antes mesmo do horário previsto para o fim do evento. Por isso, a dica aos interessados é comparecer o mais cedo possível. Toda a comunidade é convidada a prestigiar e contribuir com a manutenção do projeto.
Souza aponta aspectos positivos da participação dos presos: utilizam o tempo livre dentro do sistema carcerário para trabalhar e reduzir a pena imposta pela Justiça e saem de lá com uma nova habilidade. “Ficamos orgulhosos ao saber que quando perguntam a profissão deles, muitos dizem que são artesãos.”
O projeto também tem o intuito de recuperar essas pessoas e reforçar as possibilidades de ressocialização.