Com o objetivo de somar esforços, a região do Extremo-Noroeste do Paraná agora possui uma associação, a Uenor (União das Entidades do Noroeste Paranaense). A ideia é promover as propostas de desenvolvimento regional.
A criação da entidade ocorreu em uma reunião realizada em Nova Londrina-PR com a presença de 75 lideranças das cidades que compõem o Extremo-Noroeste do Paraná. São elas: Diamante do Norte, Terra Rica, Guairaçá, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Loanda, Marilena, Santa Mônica, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Planaltina do Paraná, Amaporã, Santa Isabel do Ivaí, São Pedro do Paraná e Porto Rico.
A abertura ficou por conta do presidente da Sicredi Rio Paraná, Jorge Guedes, que apresentou as propostas anteriores que já foram conquistadas em esforços locais.
De acordo com Guedes, a ideia da criação dessa entidade é com base em experiências de regiões vizinhas com o objetivo de encaminhar e acompanhar a concretização de propostas regionais.
“A Uenor terá por finalidade promover o desenvolvimento e o fortalecimento da região Extremo Noroeste do Estado do Paraná, almejando seu desenvolvimento sustentável com a consecução de vários objetivos como contribuir na construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento, através do crescimento econômico, bem-estar social e sustentabilidade ambiental, assim como a atração de investimentos para a região Extremo Noroeste do Estado do Paraná, atuando junto às diversas esferas governamentais e a comunidade em geral”, ressalta Guedes.
O evento contou com a participação de representantes das seguintes entidades: Rotary, Associações Comerciais, Sindicatos dos trabalhadores rurais, Sindicatos Rurais Patronais, Lojas Maçônicas, Associações de Produção, Entidades de Classes como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e AIMES (Associação das Indústrias de Metais Sanitários de Loanda e região), Abam (Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca), além de empresários. Também presidente, vice-presidente, conselheiros, diretores e gerentes da Sicredi Rio Paraná e imprensa regional.
No encontro foi criada a Uenor (União das Entidades do Noroeste do Paraná) e já definida a sua diretoria que foi eleita no ato. Compõem a entidade os representantes de cada entidade:
Sicredi: Jorge Guedes; Abam (Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca): Paulo Lopes; Lojas Maçônica: Alfredo Zampieri; Rotary: Cristhian Rodrigues; Sindicato Rural Patronal: Gercindo da Rocha; Sindicato Rural: José Mário Correia Dias;
Imprensa: Sérgio Carlos de Carvalho Filho; Associação Comercial: Evandro Pereira Neves; Rádios: Marcos Laurentino; Associação das Indústria Metais: representante ainda em definição; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): representante ainda em definição.