(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Formação continuada terá amplo programa no ano que vem
Formação continuada terá amplo programa no ano que vem

EDUCAÇÃO

Governo vai abrir 2 mil vagas de formação continuada para os professores em 2022

O Governo do Paraná vai reformular o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que promove a formação continuada de professores da rede estadual de ensino. O Projeto de Lei alterando a legislação será encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias e inclui mudanças no formato e no edital. As alterações vão permitir a abertura de 2 mil vagas de formação continuada no próximo ano.

É a primeira vez, desde 2016, que o programa abre vagas para os professores da rede estadual.

Hoje, 30 mil professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), das classes 8 a 11, estão aptos a cursar o PDE. A partir dessa formação, eles têm a possibilidade de avançar na carreira. Para atender a demanda, o texto enviado aos deputados estaduais propõe a realização do programa a distância, um formato que não exige afastamento do trabalho, e ainda com carga horária reduzida, mas mantendo a duração de dois anos. Além disso, o projeto vai tramitar em regime de urgência.

“Com a alteração da Lei, vamos realizar o PDE. Nosso objetivo permanente é melhorar a educação do Paraná. Como o PDE é fundamental para o desenvolvimento e para a promoção dos professores, vamos colocar o projeto para tramitar em regime de urgência”, explica o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O governador destaca a importância de garantir a melhoria da qualidade de ensino e a urgência na formação dos professores da Educação Básica. Ele ressalta que o formato a distância é mais econômico e ágil para a realização do programa.

“No atual cenário do País, ainda mais em virtude da pandemia da Covid-19, há necessidade de se ter docentes capacitados e preparados nos ambientes escolares para o enfrentamento dos impactos na aprendizagem causados pelo afastamento presencial dos estudantes da escola. Desse modo, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com a alteração da Lei nº 130/10, prevê a realização do PDE sem afastamento laboral dos professores”, acrescenta.

 

Mudanças – A reformulação proposta é fundamentada nos princípios educacionais da Seed-PR, em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular e os referenciais curriculares, além das legislações vigentes, tendo em vista as necessidades da educação pública paranaense.

De acordo com o texto, todas as atividades do programa serão a distância, exceto a aplicação prática do projeto desenvolvido ao longo do programa. Dessa forma, além de contribuir para a permanência do professor junto ao estudante, também serão reduzidos os custos com o PDE no que se refere às despesas com substituição dos professores, pagamento de diárias e transporte.

Será a primeira vez também que os professores com mestrado terão aproveitamento total do título, mas, ainda assim, precisarão passar pelo teste seletivo. O PDE também irá certificar os professores e valer com uma pós-graduação. O lançamento do edital e a abertura das inscrições para o Programa de Desenvolvimento Educacional serão em fevereiro de 2022.

 

Prioridade – Para o chefe da Casa Civil, Guto Silva, com a reformulação do PDE o Governo dá mais uma demonstração de que a educação é prioridade. Ele cita os investimentos e inovações em curso para modernizar o ensino público. “Temos o Programa Educação para o Futuro, que prevê aplicar R$ 480 milhões na modernização do ensino, a introdução da educação financeira no currículo, aulas de inglês, de robótica, renovação de equipamentos de informática, um conjunto de ferramentas virtuais para aprimorar o ensino e o desenvolvimento do aluno. Com o novo PDE, também modernizamos o programa de formação continuada destinado aos professores, valorizando esses servidores e viabilizando promoções”, afirma.

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, diz que o objetivo de tudo que vem sendo feito é colocar os estudantes paranaenses em pé de igualdade com alunos e alunas de redes particulares. Para isso, a formação dos professores é fundamental. “É mais um compromisso que o governador Ratinho Junior cumpre com nossos professores. Estamos trabalhando para valorizar cada vez mais esses profissionais que desde o ano passado precisaram se dedicar ainda mais para manter o aprendizado dos nossos estudantes”, defende.

Outra boa notícia para os professores foi a confirmação da prorrogação para o ano que vem dos atuais contratos do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os contratos e o próprio Edital 47/2020, cuja prova foi realizada em janeiro deste ano, vão ser prorrogados para 2022. Além disso, está em andamento o novo PSS, do edital 51/2001, que vai reforçar o quadro de professores do estado no ano que vem.

 

PDE — O Programa de Desenvolvimento Educacional é um programa de formação continuada destinado a professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) que se encontram no nível II, classe 8 a 11, da tabela de vencimentos do plano de carreira. Desenvolvido em dois anos, ele consiste em atividades teórico-práticas orientadas e no diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica.

O objetivo do programa é proporcionar aos professores da rede subsídios metodológicos para que aprimorem sua prática em sala de aula. Os docentes desenvolvem projetos educacionais e, então, têm a oportunidade de aplicá-los na escola. No caso de servidores da Seed-PR ou dos Núcleos Regionais de Educação, é possível aplicar o projeto dentro do seu próprio setor, desde que seja direcionado à gestão e formação de professores, ou na escola, fora do seu horário de trabalho, caso o projeto seja direcionado aos alunos.

Desde a primeira edição, em 2007, participaram do PDE mais de 15 mil professores. Foram produzidos quase 30 mil materiais, que estão disponíveis para uso da rede estadual de ensino como complemento e apoio para atividades pedagógicas.

Compartilhe: