Espetáculo cultural e esportivo
Paris da Belle époque recebeu artistas de todo mundo, tais como o espanhol Pablo Picasso, pintor de Guernica, crítica ao non sense da guerra; o escritor americano Ernest Hemingway que foi correspondente de guerra durante a Guerra civil espanhola, cujos papers, inspiraram uma obra de arte do cinema: Por quem os sinos dobram; entre tantos outros notáveis. Paris vai quebrar o protocolo e revolucionar os Jogos Olímpicos com equipamentos e acessibilidade nos Paralímpicos. A Cidade Luz, sempre na avant garde, realizará a maior celebração popular do esporte, no coração de Paris. A Cerimônia de Abertura dos JO de Paris 2024 marcará a inovação em termos de cerimonial de abertura dos Jogos modernos, como sempre a belíssima Paris, será o palco cultural cuja cultura já foi preponderante anteriormente a II Guerra Mundial, quando a língua, os movimentos culturais, e a moeda eram marcos mundiais. Paris, palco dos Jogos Olímpicos de 2024 pretende nos proporcionar uma belíssima cerimônia abertura, com originalidade, mostrando a escultural Paris ao mundo.
Cerimônia fora do estádio
Em geral as cerimonias de abertura eram celebradas em estádios com desfile das delegações, tendo como porta bandeiras dos países seu atleta de maior destaque. Se pretende transformar a cidade luz em um imenso cenário vivo marcando com emoção e galhardia a abertura dos magníficos JO. Os atos desta grande peça teatral serão realizados em um palco ao vivo, com emoções no ar, com a magnifica arquitetura da exuberante Paris, com seus diferentes monumentos seculares, seus Museus, onde o Louvre é a maior expressão, tudo isso no navegável e piscoso Rio Sena. As pontes artísticas, os museus, as igrejas e os estabelecimentos culturais que margeiam o Sena disponibilizados para o mundo.
Uma cerimônia em um rio
O ineditismo do desfile do cerimonial de abertura, em Paris, acontecerá em barcos transportando às delegações nacionais, com câmeras para possibilitar aos espectadores uma proximidade, ainda que virtual com os atletas. Serão 10.500 atletas os quais velejarão de leste a oeste pelos cenários belíssimos e elegantes de Paris. Serão seis quilómetros de navegação, culminando no esplendidíssimo bairro de Trocadero, onde se localiza um dos mais significativos símbolos de Paris, a Torre Eiffel!
Para lembrar
A Torre Eiffel, em Paris, é um dos monumentos mais visitados do mundo e parada obrigatória entre os viajantes que estão na Cidade Luz. Planejada para a Exposição Universal de 1889, em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel tem 330 metros de altura, 7,3 mil toneladas de ferro e foi erguida em tempo recorde: dois anos, dois meses e cinco dias. A imponente obra arquitetônica, criada pelo engenheiro Gustave Eiffel, foi inaugurada em 31 de março de 1889 e até hoje causa comoção entre os turistas. (Fonte: Torre Eiffel, Paris – Tudo o que você precisa saber! – Paris (melhoresdestinos.com.br)
Cerimônia com acesso gratuito
A arte deve ir onde o povo está, já dizia a canção, e o planejamento deste cerimonial irá atender um número de pessoas sem qualquer custo, outra magnifica iniciativas dos organizadores dos JO de Paris, belo avant premier. Graças a este sistema, mais de 300.000 espectadores são convidados para a festa nos cais e pontes de Paris, cinco vezes mais do que em um estádio de estilo olímpico, serão 80 telas gigantes e um sistema de som para o desfrute desta atmosfera, e deste extraordinário show. A Cerimônia de Abertura dos Jogos de Paris, 2024 se tornará a maior cerimônia olímpica do mundo.
Parisienses, moradores de Ile-de-France, espectadores da França e do mundo, todos estão convidados para a festa.
Saudades da época em que estudei em Paris, do Quartier Latin, onde se localiza a Universidade da Sorbonne, e tive acesso a toda essa cultura imortal, a qual certamente marcou minha vida inteira!!