Teremos em 2024 um ano muito movimentado, pois os Jogos Olímpicos terminaram em Paris, contudo, as Paraolimpíadas começarão em 28 deste mês.
Também estamos em pleno ano político para elegermos prefeitos e vereadores. Nos diversos programas de governo o esporte aparecerá como apoio em sua grande maioria e não será nenhuma surpresa se for apoio ao time de futebol do bairro,
Mas o qual é o conceito de esporte?
Segundo o Dr. Waldir Barbante, professor catedrático da USP (meu professor na Universidade): Para uma atividade ser classificada como esporte, ela deve ocorrer sob um conjunto de circunstancias. A participação em atividades físicas pode acontecer em situações que vão do informal e desestruturada ao formal e organizada.
O conceito de Esporte é sistêmico e envolve variáveis que permeiam a sociologia, a fisiologia, a saúde, o lazer e a alta competição, e para favorecer a população nesses aspectos é necessário entender estes conceitos.
Depois da pandemia, o esporte ao ar livre como o ciclismo e o Beach Tennis prosperam em várias cidades, daí a importância dos candidatos olharem o esporte com o cuidado que ele merece, sejam candidatos ao executivo ou legislativo, e compreenderam sua importância, entendendo todas as suas variáveis, para legislarem e executarem projetos que atendam a demanda da população. De nada adianta encher as praças das cidades sem a orientação de profissionais de Educação Física, tampouco prospera construir campinhos, e outros equipamentos que não desenvolvam atividades organizadas e dirigidas por profissionais capacitados e muito bem remunerados.
O Brasil tem excelentes cursos de Educação Física, (eu mesmo, sou Licenciado pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo) e Paranavaí também, que habilitam profissionais para atender toda a demanda. Portanto, é importante que os candidatos tenham em seus planos de governo o esporte como conceito e fenômeno social.