(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EM BRASÍLIA

TCE-PR vai assinar acordo para a fiscalização de obras com satélites

Nesta quinta-feira (9 de dezembro), às 17h30, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai assinar com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acordo visando o monitoramento de grandes obras públicas com a utilização de satélites. A parceria com o MCTI será desenvolvida por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O projeto visa treinar pessoal técnico do Tribunal de Contas do Paraná para analisar as imagens que serão fornecidas pelo INPE, ampliando as ações de fiscalização sobre as obras. A viabilidade técnica da iniciativa já foi confirmada pelo ministro Marcos Pontes, que destacou o projeto por ser inédito e com condições de ser estendido aos 33 Tribunais de Contas brasileiros.

O INPE já testou o uso dessa tecnologia em três obras no Paraná: um hospital em Francisco Beltrão; a pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro; e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá. Foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

Com a nova tecnologia haverá um ganho expressivo na quantidade de obras fiscalizadas e um acompanhamento mais preciso do cronograma de execução. A parceira ganha ainda mais relevância neste momento, em que as viagens para a inspeção in loco das obras estão restritas, devido à pandemia da Covid-19. No trabalho, deverão ser usadas as imagens do sistema de satélites atualmente utilizado pelo governo brasileiro.

Compartilhe: