(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
A Ceasa Paraná recebe nesta quinta-feira (09), os dirigentes das Centrais de Abastecimento que integram a Associação Brasileira 
Foto: Ari Dias
A Ceasa Paraná recebe nesta quinta-feira (09), os dirigentes das Centrais de Abastecimento que integram a Associação Brasileira Foto: Ari Dias

PARANÁ

Curitiba vai sediar encontro das Ceasas do Brasil a partir desta quinta-feira

A Ceasa Paraná recebe nesta quinta-feira (09) os dirigentes das Centrais de Abastecimento que integram a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e, ainda, a Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entreposto de Abastecimento (Brastece). A Ceasa é vinculada ao sistema da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O encontro acontecerá na sede da Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio. Na sexta-feira (10) os participantes farão uma visita técnica para conhecer os trabalhos e atividades na Ceasa Curitiba.

“Realizamos periodicamente essas reuniões para melhorarmos ainda mais as atividades do nosso comércio atacadista de hortigranjeiros”, diz Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná e atual vice-presidente da Abracen. “A troca de informações e dos trabalhos entre as respectivas áreas técnicas nos ajudam a aprimorar a comercialização dos nossos mercados”.

O vice-governador Darci Piana e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, devem participar da abertura do evento. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Natalino Avance de Souza, farão palestras sobre o panorama da agricultura e da extensão rural do Paraná.

Ceasa em números – Operam nas cinco Ceasas do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu) 740 empresas permissionárias, sendo 624 ligadas diretamente ao atacado de hortigranjeiros e flores. Estão cadastrados junto aos Mercados de Produtores dessas unidades 6.934 agricultores – 1.851 ativos – que negociam diretamente suas produções em espaços próprios.

São comercializados, em média por ano, através das Ceasas do Paraná, cerca de 1,2 milhão de toneladas de hortigranjeiros. A unidade de Curitiba responde por 65% do volume total (702 mil toneladas), seguida por Londrina, com 13,5%; Maringá, com 10,2%; Foz do Iguaçu, com 6,1%; e Cascavel, com 5,2%. Em 2020 as cinco unidades movimentaram R$ 3.234.410.276,11.

Circulam diariamente nos mercados atacadistas, em média, cerca de 12 mil veículos e 26 mil pessoas, entre permissionários, agricultores, comerciantes, empregados e autônomos, que ajudam a gerar 20 mil empregos diretos e outros 53 mil empregos indiretos.

 

Abracen – A Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento foi criada em 1986 para servir como um sistema que une as diversas Ceasas do Brasil. Atualmente a entidade conta com 23 associados, que representam mais de 60 mercados atacadistas do país. O atual presidente da Abracen é Gustavo Henrique de Andrade, que dirige a Ceasa Pernambuco.

Compartilhe: