REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Hemonúcleo Regional de Paranavaí terá escala especial de funcionamento neste final de ano. Nos dias 24 e 31 de dezembro, estará fechado para coleta de sangue. Apesar das paralisações por causa das festividades de Natal e Ano Novo, o abastecimento das unidades hospitalares seguirá normalmente, sem interrupções, com plantão 24 horas.
No dia 3 de janeiro de 2022, segunda-feira, também não haverá expediente. A data é considerada ponto facultativo, para compensar a jornada de trabalho em 14 de dezembro, aniversário de emancipação política de Paranavaí, conforme consta no Decreto Municipal 22.917/2021.
Os demais dias terão coleta de sangue nos horários usuais: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, exceto às quartas-feiras, quando os atendimentos ao público são feitos somente pela manhã.
Historicamente, fins de ano são marcados pelo aumento da demanda por procedimentos hospitalares que exigem transfusão de sangue. Entre os motivos está o maior fluxo de veículos nas rodovias e o consequente crescimento do número de acidentes de trânsito com vítimas. Também há mais situações de violência com armas de fogo ou armas brancas, motivadas pelo consumo de bebidas alcoólicas.
Por isso, a orientação do chefe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Lucas de Oliveira, é que os voluntários não deixem de doar, mesmo no período de férias, para que o estoque de bolsas de sangue se mantenha regular e seja possível suprir a necessidade das 25 unidades hospitalares do Noroeste do Paraná e dar suporte para a hemorrede estadual.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam de autorização de um responsável legal e idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. É necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 55 quilos e ter se alimentado sem a ingestão de comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.