O Natal é o momento em que nos preparamos para receber o grande presente do céu: o menino Jesus. Durante o nascimento Dele, é a primeira vez que Deus olha para o mundo com os olhos humanos e nós, seus filhos, o reconhecemos e o amamos.
É assim que somos chamados neste Natal, a “emprestar” o olhar de Jesus para observarmos o nosso redor e amar a todos como Ele amou, mesmo tão pequeno. Ele que, naquela manjedoura, há mais de 2 mil anos, saiu do coração de Deus e trouxe a presença Dele para o meio da humanidade.
Jesus é a grande mensagem do amor de Deus, pois Deus nos deu o seu filho, o que tinha de melhor, para que pudéssemos viver, e viver em abundância. O Natal revela o princípio eterno de Deus, que é fazer-se pequeno para nos engrandecer.
Com isso, nós aprendemos que a vida do ser humano é ser humilde, pequeno e colocar o próximo em um lugar mais alto do que o que nós estamos. Para isso, Deus se fez pequeno, se fez gente, e veio morar entre nós.
Hoje, 2021 anos depois, aquele menino continua vivo, entre nós até o fim dos tempos, pois Ele é o Emanuel, o “Deus conosco”, que veio para ficar, como nosso irmão e nosso amigo.
Neste Natal, que Deus abençoe você e te faça experimentar a vida que o menino Jesus nos trouxe. Que a simplicidade e a humildade do menino Deus possam ser, cada vez mais, o nosso jeito de ser e viver.
Um feliz e santo Natal
Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí