O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou 15,2 milímetros de precipitação em Paranavaí no início da tarde de ontem. A forte pancada de chuva veio acompanhada de relâmpagos e trovões. No acumulado dos cinco primeiros dias do ano, são 29,2 milímetros.
A título de comparação, janeiro de 2021 teve 341,4 milímetros de chuva, sendo o terceiro maior volume para o período desde 1997, quando o Simepar iniciou as medições pluviométricas. Em janeiro de 2018 foram 422,8 milímetros. Em 2005, 359 milímetros.
Desde meados de 2019, o Noroeste do Paraná, assim como as demais regiões do Estado, enfrenta uma estiagem severa, com alguns intervalos de precipitações significativas, como em janeiro e outubro do ano passado.
A previsão para esta quinta-feira é de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de novas pancadas de chuva. O Simepar prevê que o volume acumulado ao longo do dia seja de 10,5 milímetros. Também pode chover na sexta-feira, com o tempo voltando a abrir no sábado: o sol deverá trazer elevação de temperaturas, chegando à marca máxima de 34 graus.