REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Recentemente o prefeito licenciado Carlos Henrique Scarabelli (KIQ) replicou nas redes sociais o anúncio de vagas de emprego para um novo empreendimento em Paranavaí, o Camilo Atacadista, cujas obras estão em andamento na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, próximo à Delegacia de Polícia Civil. Na postagem, KIQ destacou que serão mais de 100 postos de trabalho.
A seleção dos trabalhadores será dividida em etapas, com intermédio da Agência do Trabalhador. Ontem (25), o painel de vagas de emprego indicava 12 oportunidades exclusivas para o novo mercado. Contando com as demais, eram 63 distribuídas em diferentes áreas de atuação: comércio (50,8% do total), indústria (38,1%), construção civil (3,2%) e prestação de serviços (7,9%).
Alguns cargos têm maior rotatividade de funcionários, por isso, a oferta é constante, como é o caso de auxiliar de linha de produção, com 10 vagas. Outros requerem conhecimentos técnicos e formação específicos, por exemplo, engenheiro eletricista, uma vaga.
Nem sempre é fácil encontrar mão de obra. De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu, são recorrentes os casos de candidatos que entregam o currículo profissional, mas, posteriormente, não atendem chamadas telefônicas e não respondem mensagens. Ou seja, não participam das entrevistas de emprego e não são colocados – ou recolocados – no mercado de trabalho. “É importante que tenham disponibilidade e responsabilidade”, disse.
Números – Em novembro do ano passado, Paranavaí teve saldo positivo na geração de postos de trabalho. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontou 812 admissões e 720 desligamentos, totalizando 92 ocupações formalizadas no mês.
Os principais impulsionadores foram os serviços, que alcançaram a marca de 80 novos empregos, e o comércio, com 66. Os outros setores tiveram saldos negativos: agro -36; construção civil -16 e indústria -2. Os dados de dezembro ainda não foram divulgados pelo Governo Federal.
Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego no País ficou em 12,6%, alcançando 13,5 milhões de trabalhadores.
Novo empreendimento – Segundo informações do Departamento de Recursos Humanos do Camilo Atacadista, o novo empreendimento será responsável pela geração de aproximadamente 130 empregos em Paranavaí.
Inicialmente serão contratados os encarregados de setores (depósito, hortifrúti, frios, loja e prevenção de perdas). Também estão listadas no painel da Agência do Trabalhador vagas para fiscal de caixa e auxiliar de fiscal de caixa. Nesta fase, são 12 empregos e a seleção dos candidatos será concluída na próxima semana.
Nos dias seguintes serão anunciadas as vagas para outras funções, e a expectativa é que as contratações sejam concluídas ainda na primeira quinzena de fevereiro. A previsão de inauguração do Camilo Atacadista é início de abril.
Os interessados podem levar o currículo profissional à Agência do Trabalhador, na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro de Paranavaí. Há também a opção de enviar para o e-mail rh@camilo.com.br ou pelo WhatsApp (44) 99975-0087.
Na próxima etapa de seleção, será disponibilizado um formulário online para a confecção do currículo profissional, através do Google Drive.