REINALDO SILVA
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Com base nas consultas ao banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) apontou crescimento nas vendas ao longo de 2021 em relação ao ano anterior. O índice apertado de 2,80% revela as dificuldades econômicas e mostra como a conjuntura nacional teve reflexos significativos sobre o comércio local.
O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, avalia: “É preciso considerar não apenas a pandemia. A inflação e o cenário econômico do Brasil e do mundo não estão muito favoráveis, e isso tem afetado diretamente as vendas”.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, encerrou 2021 a 10,06%. “O crescimento de vendas [no comércio de Paranavaí] não corresponde”, diz Scarabelli. É uma conta difícil para os empresários pagarem e coloca em risco o ambiente econômico, analisa ele.
Conforme levantamento da Aciap, os resultados de alguns meses foram preponderantes e março foi o grande destaque nesse sentido. Em relação ao mesmo período de 2020, houve queda de 13,58%.
É preciso considerar algumas diferenças. Em março de 2020, Paranavaí confirmou apenas dois casos de Covid-19 e não houve registro de óbito. Um ano depois, também considerando somente março, Paranavaí somou 1.538 diagnósticos positivos e 43 mortes.
Com o avanço da pandemia, foi necessário adotar medidas restritivas que contivessem a disseminação do coronavírus. Entre decretos que promoviam o endurecimento e a flexibilização das regras, em março de 2021 as empresas de comércio – varejistas e atacadistas – estavam proibidas de fazer atendimento ao público nos finais de semana. Também havia, de segunda a sexta-feira, limitação para o número de pessoas circulando dentro das lojas.
Abril de 2021 trouxe novas perspectivas para os comerciantes. Com o retorno gradual das atividades econômicas, a variação em relação ao mesmo período do ano anterior foi positiva e chegou à casa dos 42%. Destaca-se que em abril de 2020 medidas duras de segurança sanitária ficaram vigentes em Paranavaí.
Em maio do ano passado, a elevação foi mais discreta na comparação com o mesmo mês de 2020 e atingiu 7,46%. No recorte de junho a outubro, a média não passou de 3%. Em novembro e dezembro, o índice de alta ficou entre 7% e 10%, principalmente por causa da campanha Black Friday e da temporada de Natal.
Expectativas – Quanto a 2022, o gerente-executivo da Aciap fala em apreensão, por se tratar de um ano eleitoral e com o cenário pandêmico ainda incerto. “Não sabemos se isso vai trazer mais e novas consequências para a inflação.”
Apesar das variáveis, Scarabelli se diz otimista. “A expectativa é que seja um ano melhor. A gente tem visto, já neste início, o dólar retraindo de maneira contundente e a bolsa de valores mostrando recuperação.” No fim de 2021, a moeda estadunidense equivalia a R$ 5,57; ontem era cotada a R$ 5,41.
A aposta da Aciap para a retomada das vendas está na inovação. A ideia é intensificar as campanhas junto aos associados para estimular ideias criativas que gerem receitas e otimizem os custos. É necessário reavaliar despesas e buscar novas fontes de renda dentro do ambiente de trabalho, conclui Sacarabelli.