A forte pancada de chuva que caiu sobre Paranavaí na tarde de ontem foi suficiente para alagar trecho da Avenida Paraná. A situação se prolongou até poucos minutos depois da precipitação.
A estimativa do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) é de que ontem o acumulado de chuva tenha chegado a 3,6 milímetros.
Para esta quinta-feira, a previsão é de mais chuva, desta vez com volume mais elevado – o acumulado do dia pode chegar a 12,6 milímetros. A condição do tempo deverá se repetir na sexta-feira, e o prognóstico é de que a precipitação chegue a quase 20 milímetros em Paranavaí.
Ainda de acordo com o Simepar, os dias chuvosos deverão avançar até a próxima semana, com alternância de dias com mais regularidade e outros com apenas pancadas rápidas.
As chuvas foram provocadas pelo avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, que também reduziu as temperaturas. Ontem, os termômetros em Paranavaí registraram 35,5 graus, conforme medição do Simepar. Na segunda-feira (24), considerado o dia mais quente do ano, a temperatura chegou a 38,8 graus.
Ontem, alguns municípios do Noroeste do Paraná tiveram calor mais intenso do que Paranavaí: Cidade Gaúcha (37), Loanda (37,1) e Paranapoema (36,8).