(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Jogos reúnem mais 700 atletas de 19 cidades 
(Foto: Ivan Fuquini)
Jogos reúnem mais 700 atletas de 19 cidades (Foto: Ivan Fuquini)

SESC PARANAVAÍ

Inclusão, esporte e superação marcam os Jogos das Apaes

O Sesc Paranavaí está realizando os Jogos das Apaes, competição que integra a Paracopa do Sesc, projeto estadual voltado ao paradesporto. O evento reúne mais de 700 atletas de 19 municípios, com disputas em modalidades adaptadas e foco na inclusão, socialização e valorização de talentos.

O gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz, destacou o impacto da iniciativa. “O sucesso dos Jogos das Apaes foi tão grande que agora o evento faz parte da Paracopa, ampliando investimentos, visibilidade e estrutura. Muitos atletas conquistam aqui a primeira medalha da vida, porque até então não tinham essa oportunidade. É um momento de inclusão, mas também de integração com escolas de mais de 19 cidades.”

Marcos Scoz gerente do Sesc Paranavaí
(Foto: Ivan Fuquini)

As disputas serão em sete modalidades: futsal, revezamento de travesseirinho, revezamento bastão, corrida do saco, tiro ao alvo, boliche e bocha paralímpica. As atividades dos jogos estão concretadas no Centro Esportivo do Sesc Paranavaí e Ginásio Antônio Lacerda Braga (Lacerdinha).

Para os professores, o evento é resultado de um trabalho contínuo. Paulo Henrique Borsatto dos Santos, treinadora da equipe de futsal da Apae de Querência do Norte, Ezoldina Schueroff , explicou que os alunos se preparam em diferentes competições ao longo do ano.

Paulo professor na Apae de Querência do Norte
(Foto: Ivan Fuquini)

“Nossa equipe foi campeã da fase regional e da macrorregional dos Jogos Escolares e ficou entre as quatro melhores do Paraná. O maior incentivo é a inclusão, mas eles também querem competir, ganhar e serem reconhecidos. Temos atletas que vão disputar a Olimpíada Nacional das Apaes, em Brasília, e as Paralimpíadas Escolares em São Paulo.”

Entre os atletas, o sentimento é de orgulho e superação. O competidor Carlos Felipe de Souza Moreira, que disputa o futsal, contou sobre a experiência de participar dos torneios.

Carlos é atleta da modalidade de futsal
(Foto: Ivan Fuquini)

“A gente vai evoluindo e colocando em prática o que o professor ensina. O que eu mais gosto é de participar, conhecer pessoas novas e fazer amizades. Aqui mostramos que não tem diferença nenhuma: somos iguais a todos.”

Com estrutura ampliada, incluindo alimentação gratuita para os atletas e apoio de garçons para auxiliar quem precisa, os Jogos das Apaes em Paranavaí consolidam-se como referência em esporte inclusivo e prometem crescer ainda mais nos próximos anos.

Jogos tem modalidades adaptadas e foco na inclusão
(Foto: Ercik Vander)
Compartilhe: