A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, lançou o projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder”, que tem como principal objetivo incentivar adolescentes de 16 e 17 anos a fazerem o Título de Eleitor. A primeira conversa foi com os estudantes do Colégio Estadual de Paranavaí, na manhã de ontem. Hoje, a equipe volta à mesma escola para retomar o debate nas demais classes.
O presidente da OAB de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, avaliou de forma positiva o primeiro dia de trabalho. “Tivemos uma boa recepção.” Os adolescentes se envolveram nas discussões sobre a importância do voto e mostraram interesse em participar das eleições deste ano.
O prazo para fazer o alistamento termina no dia 4 de maio. Até lá, os representantes da OAB de Paranavaí visitarão escolas de toda a Comarca, que inclui os municípios de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara. Para solicitar a visita dos advogados é necessário fazer o agendamento na Subseção de Paranavaí, ligando para (44) 3422-1771.
O voto é facultativo para menores de 18 anos, mas a participação dos adolescentes nas eleições fortalece a democracia. Na avaliação do presidente da OAB, trata-se de uma oportunidade para que ajudem a escolher representantes políticos que atendam demandas importantes, como educação, cultura, lazer e primeiro emprego.
Em 2010, o levantamento censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou 2.773 moradores de 16 e 17 anos em Paranavaí. A quantidade de eleitores nessa faixa etária revela a importância de estimular os adolescentes a fazerem o Título de Eleitor: apenas 277 estão aptos a votar, segundo a Justiça Eleitoral.