Em cerimônia bastante prestigiada, que contou com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e políticas, empresários, amigos e familiares do homenageado, o empresário e empreendedor social Maurício Gehlen recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná. Gaúcho de nascimento, ele está no Paraná há 32 anos e neste período se destacou em entidades empresariais locais, regionais e estaduais, educação e, sobretudo, na área social.
Gehlen fundou um instituto com o seu nome e através dele desenvolve vários programas sociais, dentre os quais o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que atende gratuitamente pessoas acima de 60 anos com atividades físicas, recreativas, culturais e oficinas de artesanato, alfabetização etc.
Antes do Instituto, Maurício foi presidente e um dos fundadores do Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), presidente do Rotary Fazenda Velha Brasileira, membro da Loja Maçônica Aarão, e um dos fundadores e presidiu o Conselho Comunitário da Santa Casa de Paranavaí, onde é diretor até os dias atuais. Foi também presidente das APMs da Escola São Vicente de Paulo e do Colégio Paroquial.
Na área empresarial, é um dos diretores da Podium Alimentos, empresa que gera quase 200 empregos e está entre as 10 melhores do país em seu segmento. Além disso foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) e dirigente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação das Associações Comercial do Paraná (FACIAP e da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM).
CERIMÔNIA – Por estas razões, o deputado Soldado Adriano José apresentou na Assembleia Legislativa Projeto de Lei propondo a outorga do título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Para poder receber a homenagem junto ao maior número de amigos, parentes, familiares e companheiros de lides empresariais e de entidades beneficentes, Gehlen optou em realizar a cerimônia de entrega do título no CCI, onde reuniu cerca de 150 pessoas de toda a região, além de Curitiba.
A cerimônia teve início com a composição da mesa diretiva dos trabalhos com o deputado Adriano, vice-prefeito de Paranavaí Pedro Baraldi, presidente da Câmara Municipal, Leônidas Fávero, prefeito de Terra Rica Júlio Leite (presidente da Amunpar), vereadora de Curitiba Maria Letícia, presidente da ACIAP, Rafael Cargnin e Mauricio Gehlen, que foi conduzido à mesa pelos seus filhos Tatiane e Pedro Henrique.
Todos que estiveram à mesa fizeram uso da palavra. Eles realçaram a história de vida, as qualidades e as ações do homenageado que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Estado. O deputado enfatizou que, com suas ações e exemplo, Gehlen faz a diferença na vida das pessoas.
PRONUNCIAMENTOS – Impossibilitado de comparecer ao evento, o governador Ratinho Júnior enviou mensagem de áudio que foi reproduzida na cerimônia. “Eu gostaria de estar aí para dar um abraço nesta pessoa que é fantástica. Sou suspeito de falar do Maurício porque sou amigo, sou fã, tenho ele como um grande conselheiro. Ele é uma referência que temos no Estado como empresário, gerador de empregos, homem de família, cidadão de bem, que tem no coração a bondade e a vocação de sua vida é ajudar pessoas”, disse.
O governador agradeceu ao homenageado por “tudo o que você faz, o seu instituto, a sua geração de empregos, os seus negócios e a sua amizade acima de tudo. Tenho muito orgulho de tê-lo como amigo e como um grande paranaense que a partir de hoje você passa a ser, não só de coração, mas agora reconhecidamente através do Parlamento Estadual”.
Cargnin disse que se o homenageado fosse convidar todos os amigos que fez “esta cerimônia seria no estádio”. E reforçou que se trata de “um grande exemplo. Ele já fez muito mais pelo Paraná do que recebeu”, acrescentou.
Fávero também destacou o trabalho “do grande homem” que é o novo cidadão honorário do Paraná. E lembrou de sua atuação em prol da Santa Casa, onde o vereador é cirurgião.
A vereadora Maria Letícia reafirmou que Gehlen faz a diferença na vida das pessoas e que é uma “pessoa de diálogo”. Sublinhou que estava “muito feliz” com o que viu em Paranavaí, especialmente o trabalho realizado pelo CCI.
Por sua vez o prefeito Júlio Leite cumprimentou o homenageado em nome dos 28 municípios da Amunpar. Destacou que por onde atua, Gehlen deixa a sua marca. “O Maurício está muito à frente do seu tempo”, disse o prefeito.
Já o vice-prefeito Pedro Baraldi lembrou do tempo que Maurício chegou à cidade, quando ambos se dedicaram a algumas causas em conjunto com a participação na AABB, Cecap, ACIAP e na Escola São Vicente de Paulo. “Sempre foi determinado e dedicado”, disse ele. Lembrou ainda que o Instituto Maurício Gehlen é a única entidade beneficente de Paranavaí que não recebe subvenção social do município. “Ele mais dá do que recebe”, reforçou.
EMOÇÃO – Em seu pronunciamento, Gehlen agradeceu ao deputado Adriano pelo título, bem como aos seus pares da Assembleia. Dividiu os méritos com sua família, colegas de trabalho e com as entidades que dirigiu.
Emocionado, o homenageado relembrou da sua história, dos momentos de dificuldades (“quando a fome bateu à nossa porta”), as lutas que teve (“em oito anos mudamos nove meses de casa”), o nascimento dos filhos e a chegada ao Paraná e a Paranavaí.
Também contou como decidiu criar seu Instituto para desenvolver atividades sociais. “Não seria um homem plenamente realizado se não compartilhasse um pouco daquilo que aprendi e conquistei. Ninguém pode ser feliz se as pessoas no seu entorno não estiverem felizes. Não existe ilha de felicidade. Todos têm que estar alegres e satisfeitos”, disse. “Ajudar alguém, hoje, para mim, é mostrar um pouco de gratidão pelo muito que recebi”, complementou.
Gehlen finalizou afirmando que “o maior ativo em nossas vidas são as pessoas que acreditam em nós e que nos incentivam, elas são as turbinas na nossa jornada para o sucesso. Não sei se atingi o sucesso. Mas sei que sou um homem privilegiado, feliz e grato por tudo que recebi. Das dificuldades enfrentadas 50 anos atrás aos dias de hoje, tudo conspirou para chegarmos neste momento. Mas ele não existiria se não existissem vocês que estão aqui hoje. A todos a minha eterna gratidão”.
Box
Homenagem da cidade natal
O prefeito e o vice do município de Sarandi (cidade Natal do homenageado), respectivamente, Nilton Debastiani e Reinaldo Antônio Nicola, encaminharam ofício a Maurício Gehlen cumprimentando-o pela homenagem.
“A família Gehlen demonstra virtudes cuja grandeza transcende os limites do Município de Sarandi. Pelas mãos de nosso conterrâneo Maurício, encontrou em Paranavaí, no grande Estado do Paraná, solo fértil para plantar a semente do trabalho pela comunidade. Acreditamos inabalavelmente que as obras de concreto também são importantes, mas a maior obra que deve ser construída por todos nós é o cuidado com as pessoas. Em um mundo assolado pela guerra e pelas mazelas, o bem feito ao nosso semelhante surge como uma luz de força suficiente para nos guiar para além das trevas”.
Diz, ainda, o documento: “Ao Maurício e família, nesta oportunidade, e na memória de seu Alzeno e dona Noêmia (pais do homenageado) temos o privilégio de dirigir estas palavras no intuito de enaltecer o exemplo que demonstram a nós, pelo trabalho social através do centro de Convivência do Idoso e também como empresário, ao tempo em que manifestamos o nosso incomensurável orgulho da nossa comunidade sarandiense pelo seu trabalho em benefício sobretudo dos idosos, no momento em que suas vidas em que a presença humana atenciosa e o carinho próximo e fraterno tão necessários se fazem para criar um ambiente de felicidade, de satisfação, de saúde física e emocional”