Para fechar a programação especial do mês de conscientização sobre o autismo e visibilidade ao TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Paranavaí, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma palestra-show com o renomado escritor Diogo Almeida na noite da última quinta-feira (28). Mais de 900 profissionais da Educação que trabalham na rede municipal de ensino, na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Núcleo Regional de Educação, participaram do momento de capacitação pedagógica específica sobre o tema.
Formado em Rádio e TV e Jornalismo, Diogo Almeida entrou para a vida docente ministrando aulas para jovens e adolescentes, além de ter atuado com coordenação pedagógica. Começou sua carreira no humor há seis anos, em Curitiba, e desde então faz shows de stand-up falando principalmente sobre o cotidiano da vida dos professores e de quem convive com eles.
Em seu recém-lançado livro “Elvis, o som da inclusão”, o escritor conta a história do aluno Elvis e sua professora dona Dulce para falar sobre inclusão no ambiente escolar. E foi com base na história deste livro que Diogo Almeida fez sua palestra-show no SPDC de Paranavaí, falando sobre o Autismo de uma maneira sensível e engraçada e despertando os sentidos dos participantes para a necessidade de abraçar o que é diferente, de abrir a alma para o som da inclusão.
“Com o retorno das aulas presenciais, nos deparamos com muitos desafios. Pensar em educação neste tempo pós-pandemia é ter que redesenhar um percurso de intenso trabalho, de muitas dúvidas, de muita angústia, de muitos afazeres, mas também de muito aprendizado. Em 2017, tínhamos quatro alunos laudados com TEA na rede municipal de ensino. Hoje temos 107. Hoje estamos aqui neste encontro especial durante o mês do Autismo para rir e nos alegrarmos, mas ao mesmo tempo para refletirmos e aprendermos. Que possamos ser a dona Dulce em nosso dia-a-dia para levar aprendizado a todos os Elvis que temos em nossas salas de aula”, destacou a secretária de Educação do município, Adélia Paixão.
Para o vice-prefeito, Pedro Baraldi, que prestigiou o evento, “nunca foi tão urgente como agora falarmos, aprendermos e nos aperfeiçoarmos sobre o tema da inclusão e do trabalho com os alunos do TEA em nossas salas de aula. É um processo desafiador e ao mesmo tempo gratificante. E as equipes pedagógicas das nossas escolas merecem todo nosso reconhecimento porque têm cumprido sua tarefa de maneira exemplar. Esse é mais um dos motivos pelos quais, nas próximas semanas, o município deve anunciar novidades muito importantes para a valorização salarial dos professores de todos os níveis e para os agentes de apoio educacional de Paranavaí”, enfatizou.
Durante todo o mês de abril, a Secretaria Municipal de Comunicação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a associação dos Amigos dos Autistas de Paranavaí, a APAE e o NAC – Núcleo Andréia Capucho, promoveram diversas ações especiais de conscientização e visibilidade ao Autismo, com palestras, vídeos especiais, matérias e posts sobre como identificar os sinais do Autismo, os encaminhamentos, as terapias cientificamente comprovadas e as possibilidades de incluir as crianças e adolescentes no âmbito escolar. Além disso, as instituições de ensino do município abordaram o tema com os alunos dos 4ºs e 5ºs anos através de rodas de conversas e materiais de apoio para a discussão sobre o tema.