REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Lojas abertas em horário diferenciado e a oportunidade de ampliar as vendas. Nesta sexta-feira (6), o comércio de Paranavaí atende das 9h às 22h e no sábado (7), das 9h às 17h. O objetivo é estimular os consumidores a fazerem suas compras para o Dia das Mães, comemorado no domingo (8).
As expectativas estão altas. A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) projeta crescimento de até 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. O recuo da pandemia de Covid-19 é fator de motivação para que as pessoas saiam às ruas e prestigiem o comércio local.
De acordo com a vendedora Pamela Ferreira da Silva, da loja Dona Flor Presentes, segunda e terça-feira foram dias tranquilos, mas o movimento cresceu ontem e a tendência é que seja ainda maior nestes dois dias que antecedem a data comemorativa.
Quem vai ao estabelecimento comercial encontra canecas, artigos de decoração, bichinhos de pelúcia, cestas de café e kits com bebidas. Também é possível fazer a própria combinação e personalizar o presente. São opções para todos os tipos de mães e preços acessíveis, garante a vendedora Pamela.
As linhas de cosméticos, itens de higiene e perfumaria costumam agradar bastante, afirma a proprietária da loja Toque de Cheiro, Kelli Marques. Ela conta que os clientes podem levar produtos para os cuidados do dia a dia, do amanhecer até a hora de dormir.
Segundo a empresária, até a tarde de ontem os resultados das vendas eram semelhantes aos obtidos em 2021, na semana anterior ao Dia das Mães, mas a perspectiva é que o atendimento em horário estendido hoje e amanhã proporcione desempenho superior ao do ano passado. Se tudo correr bem, será possível ultrapassar a previsão de 10%.
A dica de quem trabalha no comércio é não deixar para a última hora. Quanto mais cedo o consumidor sair às compras, mais tempo terá para escolher, com mais opções de produtos nas prateleiras das lojas. “Assim, podemos entender melhor o que o cliente deseja e ajudar”, afirma Kelli.