REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Vem aí mais um Dia do Desafio, iniciativa que tem como objetivo organizar ações que levem à prática regular de atividades físicas. A edição de 2022 será especial: depois de dois anos realizado de maneira virtual, em virtude da pandemia de Covid-19, o evento volta ao formato presencial. Será no dia 25 de maio, e todos os municípios são convidados a participar.
Na solenidade de lançamento, na manhã de ontem (11), a gerente do Sesc de Paranavaí, Lidiane Galvan, conversou com representantes de prefeituras e empresas da região. Incentivou a promoverem orientações sobre hábitos saudáveis que garantam qualidade de vida aos moradores.
O técnico de atividades Fernando Leite orientou os participantes a mobilizarem escolas, faculdades, empresas e secretarias municipais. Sugeriu que façam aulas ao ar livre (dança, corrida, ginástica), torneios (embaixadinha e arremessos à cesta), grupos de caminhada e passeios ciclísticos.
Também é possível unir o Dia do Desafio a outras campanhas: mutirão de combate à dengue, arrecadação de roupas, conscientização sobre os riscos do tabagismo. A ideia é construir um legado de ações permanentes nos municípios, disse Fernando Leite.
Em anos anteriores, as cidades participantes do Dia do Desafio competiam entre si. Vencia aquela que apresentasse maior percentual de adesão dos moradores. Agora, a disputa é opcional. No caso dos municípios atendidos pelo Sesc de Paranavaí, a proposta é superar os números de 2019, última edição presencial antes da pandemia.
Então, os maiores índices de participação dos moradores foram alcançados por São Pedro do Paraná (63,06%), Terra Rica (59,45%), Jardim Olinda (59,05%), Paraíso do Norte (57,77%), São Carlos do Ivaí (54,16%) e Amaporã (50,09%).
Cada município pode criar a própria estratégia de confirmação das atividades ao longo do dia. O importante é registrar corretamente a quantidade de pessoas que praticaram exercícios e ampliar o percentual. O cadastro deverá ser feito na página do Dia do Desafio (www.sescpr.com.br/ddd).
Durante a cerimônia de lançamento do Dia do Desafio, o secretário de Esportes de Paranavaí, Rafael Octaviano de Souza, apresentou o projeto Paranavaí Mais Saudável, com treinos funcionais gratuitos em diferentes pontos da cidade. A intenção é combater o sedentarismo, mesma proposta do Dia do Desafio.