REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Cada cruz colocada na Praça dos Pioneiros representa uma morte no trânsito em Paranavaí ao longo do último ano. “Onze vidas que Paranavaí perdeu entre 2021 e 2022”, lamentou o diretor municipal de Trânsito, Eliston Dias, em vídeo publicado nas redes sociais.
A ação faz parte da campanha “Maio Amarelo – juntos salvamos vidas”, que tem como principal objetivo promover a conscientização da comunidade sobre a segurança no trânsito. As atividades começaram segunda-feira (9) e se estenderão pelos próximos dias.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, Cláudio Miguel de Souza, avaliou: o trânsito de Paranavaí está violento, resultado da imprudência de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Todos são responsáveis. Citou a Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado como uma das vias com maior incidência de casos de desrespeito às leis.
No dia 5 de novembro do ano passado, um jovem de 23 anos e a namorada de 19 morreram após a motocicleta que ocupavam colidir com uma caminhonete, que chegou a capotar com a força do impacto. O acidente aconteceu na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, numa manhã de sexta-feira.
Souza também se mostrou preocupado com o número de acidentes provocados por condutores embriagados ou sem habilitação. São diferentes problemas se encontrando em ruas e avenidas da cidade, danificando patrimônios públicos e particulares, deixando pessoas feridas e causando mortes.
As ações do Maio Amarelo são organizadas pelo grupo Vida no Trânsito, que reúne Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Saúde e Educação, Diretoria de Trânsito (Ditran), Departamento de Trânsito (Detran) e Secretaria de Estado da Educação.
Após a abertura da campanha, no dia 9, o grupo entregou encartes com orientações para as pessoas que faziam caminhada na Praça dos Pioneiros. No dia 10, teve visita de estudantes à minicidade do Detran-PR. O dia 11 foi marcado por blitz educativa e distribuição de materiais educativos sobre acidentes e dengue. Ontem, no lançamento da 50ª ExpoParanavaí, o grupo falaria aos condutores sobre o consumo de bebida alcoólica combinado com direção.
Para esta sexta-feira (13), estão programadas uma blitz orientativa na Praça dos Pioneiros, com exposição de um veículo envolvido em acidente, para demonstrar os resultados da imprudência no trânsito.
No dia 14, haverá carreata nos pontos de maior movimento da cidade para chamar a atenção dos motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito.
Já no dia 15, durante a realização da 1ª Corrida Maluca de Paranavaí, o grupo Vida no Trânsito participará falando sobre direção defensiva, respeito às normas de trânsito, cuidados com os pedestres, utilização correta das faixas de pedestres e uso do celular ao volante.