A ExpoParanavaí movimenta todo o noroeste do nosso estado. Com ela muitas latinhas de refrigerante e cerveja, garrafas de água, pratos descartáveis, embalagens de comidas e os mais diferentes tipos de plásticos são utilizados.
Agora vou te fazer uma pergunta: quantos mil quilos de lixo você acha que são produzidos durantes os 10 dias de feira? Difícil mensurar, certo?!
Pensando em ajudar o meio ambiente e reverter os resíduos em algo útil, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná fez uma parceria com uma empresa que faz consultoria e também gestão ambiental, que irá fazer, de forma inédita, uma ação sustentável na Expo.
A ideia é a seguinte: ao fim da feira, a empresa fará a soma de todo o carbono gerado nos dez dias, seja por maquinários, uso de energia ou lixo acumulado. Após a contagem, o valor será revertido em mudas de árvore para reflorestar algum lugar descampado de Paranavaí.
O local será escolhido após a feira assim que tiverem a quantidade de plantas definidas.
O parque também terá lixeiras em vários locais identificadas com as inscrições “lixo orgânico” e “lixo reciclável”. Débora Paiva, que é diretora executiva do Pacto Ambiental, juntamente com a Sociedade Rural pedem a colaboração de todos para separar corretamente os resíduos. Além de todo o lixo, o óleo sujo também será direcionado a projetos sociais na cidade.
Esse é o segundo ano da empresa na ExpoParanavaí, mas é a primeira vez que vão reverter a emissão de carbono em árvores. “Fico muito feliz como pessoa e também como empresa em poder ajudar tantas pessoas e o meio ambiente com o que seria descartado na natureza”, disse Débora.
A ExpoParanavaí 2022 começa nesta sexta-feira (27) e vai até o dia 05 de junho.
Confira programação da 50ª ExpoParanavaí:
27 de maio: Show do Skank
28 de maio: Murilo Huff
29 de maio: Abertura do Rodeio (entrada gratuita)
30 de maio: Rodeio (entrada gratuita)
31 de maio: (entrada gratuita)
01 de maio: final do Rodeio (entrada gratuita)
02 de junho: show do João Gomes
03 de junho: Hugo & Guilherme
04 de junho: Eduardo Costa
05 de junho: Missa (entrada gratuita)
Aleksa Marques / Da Redação