Hoje entrevistamos a fisioterapeuta Adriana Murakami, com sua metodologia japonesa de resultados.
A Murakami estudou as técnicas japonesas e por nossa sorte atende em Paranavaí, em sua clínica onde como um passe de mágica, resolve problemas de distintos matizes.
Murakami sensei, por gentileza como foi seu contato com a Fisioterapia, no Japão?
Eu fui muito jovem para o Japão, e como muitos dekasseguis, trabalhei em serviços pesados, daí vieram as dores lombares. Travei com 20 anos de idade. Consultei diversos ortopedistas, fiz fisioterapia, Hidroterapia, fortalecimento (que são os procedimentos da medicina moderna) e ficava cada vez pior. Um amigo me levou para um profissional da medicina oriental. Foi esse profissional, com técnicas de terapia manual, quem resolveu o meu problema. Assim nasceu o meu interesse com relação à medicina oriental.
Em quais princípios a Fisioterapia japonesa se baseia?
A fisioterapia oriental é baseada nos princípios de equilíbrio dos sistemas para o bom funcionamento da energia vital, chamada de QI. Assim sendo o equilíbrio do koshi (pelve) é fundamental para
a estabilização do nosso sistema musculoesquelético, já que ele é o nosso centro de massa. Quando devolvemos a homeostase, relacionada com nosso centro de massa, conseguimos resolver muitos problemas que são consequências do desequilíbrio.
Este é ano de Jogos Olímpicos, que acontecerão na capital da França, a belíssima Paris. Como a Fisioterapia japonesa poderia ajudar os atletas que se lesionem? Tenho alguns pacientes atletas que são unânimes em afirmar que após o alinhamento estrutural, o rendimento no esporte e a diminuição das lesões são perceptíveis, assim como a recuperação de lesões é bem mais rápida. É uma pena esses conhecimentos da medicina oriental não serem tão difundidos, pois poderia acrescentar muito na vida dos atletas Olímpicos, na prevenção e tratamento de lesões, proporcionando uma recuperação mais rápida.
Adriana, pode nos dizer um pouco mais sobre a Fisioterapia Oriental? A Fisioterapia é uma profissão maravilhosa, o fisioterapeuta tem o dom de curar com as mãos. Espero que as pessoas se conscientizem que existem problemas, os quais só a Fisioterapia consegue resolver. E que os profissionais dessa área sejam cada vez mais capacitados para melhor atender os pacientes.
Quero agradecer imensamente a oportunidade de expor um pouquinho do conhecimento que trouxe do Japão com vocês.
Assim vimos um pouco do imenso conhecimento que a Murakami sensei possui, é muito gratificante poder contar com esse atendimento em Paranavaí, pois geralmente só o encontramos em grandes centros. Para as pessoas que necessitem deixo o telefone da clínica: 44 3900-0386.