REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A importância da democracia, a aplicação correta do dinheiro público, o fim da corrupção. Esses foram alguns pontos destacados pelos alunos do Colégio Cívico-Militar Flauzina Dias Viegas, de Paranavaí, ao falarem sobre cidadania.
Eles participaram do projeto Observatório Social Mirim, que tem levado às escolas estaduais debates sobre política e sociedade. Além de estimular o pensamento crítico, a proposta é apresentar as diferentes esferas do poder público e o papel de cada agente na garantia de direitos e no cumprimento de deveres para com a comunidade.
A iniciativa é do Observatório Social de Paranavaí, com apoio do Núcleo Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores.
As atividades são divididas em três etapas: conversa com os alunos em sala de aula, ocasião em que a equipe do Observatório Social apresenta conceitos básicos relacionados a cidadania e política; visita ao Legislativo Municipal; e avaliação do conteúdo.
No fim de cada ciclo, os adolescentes são convidados a elaborar uma frase na qual resumem o que aprenderam e avaliam a importância do projeto Observatório Social Mirim. Toda a produção passará por uma banca julgadora e as melhores frases serão premiadas.
Até agora participaram estudantes dos colégios estaduais Curitiba, Enira Moraes Ribeiro, Silvio Vidal e Flauzina Dias Viegas. Leonel Franca também está incluído nas atividades do projeto. O objetivo é chegar a todos os colégios de Paranavaí.