Nesta última segunda-feira (6), o plenário da Câmara de Paranavaí aprovou, por unanimidade, a propositura da vereadora professora Cida Gonçalves, em que solicita informações sobre o número de adultos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, bem como, informações sobre as políticas públicas realizadas em prol destas pessoas.
“Nossa preocupação é garantir o bem-estar e a inclusão social de todas as pessoas afetadas por esse transtorno, conseguindo direcionar esforços e recursos de forma mais eficiente. Por isso a necessidade de saber a quantidade de adultos autistas, assim como as políticas públicas disponíveis”, assegura Cida.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), estima-se que existem hoje, no Brasil, cerca de 3 milhões de autistas adultos.
A parlamentar ainda questiona quem são os órgãos ou departamentos do governo municipal responsáveis por coletar, manter e atualizar os dados referentes aos adultos autistas; quais os serviços e suportes estão disponíveis para este público; e se existem planos e projetos futuros do Governo Municipal em relação ao atendimento e suporte destes.
Recentemente pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançaram um questionário que pretende mapear a população autista acima dos 18 anos para melhor compreensão da quantidade deste público, bem como seus desafios e a necessidade da implantação de políticas públicas.
(Assessoria Câmara)