REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“Em virtude de tudo o que aprendi com a minha jornada de vida e as conquistas com a Engenharia, estou seguro e preparado para usar toda a minha experiência para ampliar as oportunidades à minha categoria, por meio da candidatura à presidência do Crea-PR.”
O texto de apresentação é do engenheiro civil Julio Russi, candidato a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Ele visitou o Diário do Noroeste na tarde de sexta-feira (20) e apresentou propostas de campanha, uma delas, a valorização profissional através de modelos mais eficientes de fiscalização do exercício e de investimentos em novas tecnologias.
Quer se aproximar dos colegas engenheiros e agrônomos abrindo as portas do Creas-PR para audiências livres, com menos formalidades, e garantir que todos tenham acesso. Também defende a descentralização das plenárias mensais, prestigiando todos os polos regionais – atualmente, são dez encontros em Curitiba e um em Foz do Iguaçu.
Diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR (Mútua), Julio Russi pretende dar mais visibilidade aos benefícios garantidos aos associados, por exemplo, linhas de financiamento a juros abaixo do mercado. Tem trabalhado nesse sentido ao longo dos últimos cinco anos e deseja que a mesma dinâmica de atuação, em busca do fortalecimento, se estenda ao Crea-PR.
Outra preocupação é construir a nova sede, com instalações modernas e funcionais e capacidade para receber os profissionais com conforto e segurança, em oposição ao prédio atual, que, avalia, não é adequado.
Diante do que considera um movimento de evasão dos estudantes do curso de Engenharia Civil, propõe parcerias com as instituições de ensino superior para estimular a procura pela formação. Uma estratégia seria difundir as ações do programa CreaJr-PR, cujo propósito é promover a inter-relação participativa entre o Conselho e os acadêmicos.
Eleição – O processo eleitoral que definirá a nova presidência do Crea-PR será no dia 17 de novembro, de forma online, através do site www.votaconfea.com.br, das 8h às 19h. Poderão participar todos os profissionais registrados e em dia com as obrigações financeiras junto ao Creas-PR e ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
O eleitor votará na circunscrição do Crea onde quitou a última anuidade, independentemente do registro originário ou dos locais onde possui visto.
Todos os profissionais habilitados receberam uma senha por e-mail e deverão utilizá-la para validar o voto.
Visita ao DN – Acompanharam Julio Russi na visita ao Diário do Noroeste o advogado Edson Luiz Vieira e o engenheiro civil e advogado Carlos Henrique Machado, respectivamente coordenador geral e coordenador regional da campanha.