A primeira edição da prova da travessia do Rio Paraná, em Porto Rico, contou com atletas do Paraná e de Santa Catarina. Destaque para a equipe de Maringá que levou as primeiras colocações, tanto no masculino como no feminino.
“Parabéns aos nadadores pela coragem de enfrentar a correnteza do Rio Paraná, foi um evento muito legal, e esperamos que na próxima edição mais nadadores venham conhecer a nossa cidade”, disse o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas), que acompanhou a prova.
A prova de pouco mais de 1,8 quilômetro contou com 35 inscritos, que tiveram pela frente a forte correnteza do Rio Paraná. Os participantes foram levados em embarcações até um ponto da Ilha Mutum, de onde foi dada a largada para a prova.
Entre as mulheres, a nadadora Nelly Ruiz fez a travessia no tempo de 19 minutos, atleta de Maringá, que seguiu uma estratégia diferente do pelotão formado pelas outras nadadoras. A segunda colocação ficou com Mariana Fernandes Martins, com o tempo de19min34seg e Cimeia Costa Ferreira, 22min31seg na terceira colocação.
“Procurei nadar em linha reta até um ponto, tendo como referência as torres na costa (edifício Porto Clube), após passar a correnteza mais forte desci nadando até a linha de chegada”, declarou a nadadora que está em fase de preparação para uma ultramaratona, aquática que acontece na Bahia.
Já na prova masculina o nadador Claudemir Aparecido Khaun fez a travessia com o tempo de 17min30seg. Khaun usou a mesma estratégia da campeã no feminino. Detalhe: os ganhadores da prova são casados e treinam juntos. A segunda colocação no masculino ficou com o nadador André Jesus Periçato com 17min57seg.
A prova para muitos competidores, incluindo os campeões, foi a primeira vez nadando em rio com correnteza, o que exigiu braçadas mais fortes e constantes dos atletas.
“A prova foi nota 10, e com certeza estaremos presentes na próxima edição, foi uma experiência incrível. Parabéns a equipe organizadora do evento”, destacou o campeão da prova masculina.
A travessia é uma realização da Prefeitura de Porto Rico através das Secretarias; de Esportes, Turismo, Educação, Saúde e Infraestrutura.
“Os competidores estão de parabéns pela belíssima prova, e já estamos organizando uma próxima prova nas águas do nosso Rio Paraná. Foi um domingo pra entrar para a história esportiva de Porto Rico”, finalizou o secretário de Esportes, Vanderlei Gomes Barbosa (Cabelo).