Colunista
EM assembleia na manhã de sábado (23) os professores e funcionários das escolas da rede pública estadual decidiram por uma paralisação a partir do dia 2 de dezembro. Em decisão unânime, a categoria decidiu deflagrar greve. Já no dia 3 será realizado um ato unificado contra a reforma pretendida pelo Governo.
PRESIDENTE da APP-Sindicato, prof. Hermes Leão, avalia que é necessária a mobilização da categoria. “É uma resposta também à Secretaria de Estado da Educação (Seed) no processo de matrículas do ensino médio noturno, às condições de trabalho, às ameaças de piorar a distribuição de aula e também o ataque aos PSSs”. Após o ato, será realizada uma assembleia para avaliar o movimento e deliberar os próximos passos. Foi aprovada também uma vigília dos aposentados no dia 2 de dezembro, em frente à Catedral de Curitiba.
POLÍCIA Federal prendeu sábado (23) com validade até esta quinta (28) o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, da 5ª vara de Substituições da Comarca de Salvador-BA, em um desdobramento da Operação Faroeste, que apura um esquema de vendas de sentenças relacionadas à grilagem de terras no oeste da Bahia, que afastou o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA) e mais cinco magistrados. A defesa do juiz informou que o magistrado prestou depoimento à Polícia Federal e que todas as perguntas foram respondidas. A defesa disse ainda que acredita que a prisão deve ser revogada.
CAÍRAM 30,3% os pedidos de falência no Brasil em relação ao mês anterior, segundo os últimos dados relativos ao mês de outubro divulgados pela Boa Vista Serviços. Mas, apesar disso, a situação ainda é preocupante e depende da recuperação da atividade econômica como um todo, advertem economistas
Líder da Venezuela, Juan Guaidó, retrucou Lula. O brasileiro disse que é “vergonha que o mundo inteiro tenha reconhecido um golpista, liderado por Trump, dos Estados Unidos”, referindo-se à crise venezuelana, em que a assembleia legislativa reconheceu Guaidó apesar de o ditador Nicolás Maduro não deixar o poder. No Twitter, no fim da noite de sábado, Guaidó respondeu a Lula: “Fui eleito deputado duas vezes. Por nossa constituição e para o mundo sou presidente encarregado. Diferente de você que é um ladrão condenado. Maduro e você foram partícipes de um saque a nossos povos através da Petrobras, Odebrecht e PDVSA”.
ASSEMBLEIA Legislativa do Paraná tem novo diretor-geral: Roberto Costa Curta, que já ocupou o cargo e que também foi diretor-administrativo da Casa. Ele assumiu no lugar do advogado Marcelo Alvarenga Panizzi, que pediu demissão do cargo após ser detido quarta-feira (20) na operação Taxa Alta do Gaeco, do Ministério Público do Paraná. A ação investiga o direcionamento do edital do Detran-PR para o credenciamento de empresas que prestam o serviço de registro de financiamento de veículos no Paraná. Marcelo foi diretor-geral do Detran.
ESCOLHA do número 38 para o partido que Bolsonaro pretende criar vem sendo alvo de críticas maldosas de oposicionistas que fazem relação do número com o calibre de arma de fogo. Bolsonaro explicou que o número é pelo fato de ele ser o 38º presidente da República do Brasil. Bolsonaro disse que, se for assim, peguem os números dos outros partidos, como o 45 do PSDB, 22 do PDT, etc…
CASO não consiga regularizar o partido Aliança pelo Brasil, o presidente Bolsonaro vai utilizar o Patriota. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no jornal carioca O Globo. O jornalista revela que Adilson Barroso, presidente do Patriota, está negociando com Bolsonaro para que os descontentes do PSL se filiem ao seu partido.
MINISTRO da Economia, Paulo Guedes, defendeu o fim dos encargos sobre a folha de pagamento de empregados. Segundo ele, esse é o tributo “mais cruel que existe” no país. O governo deve fatiar em quatro partes o envio da reforma tributária e a desoneração da folha deve ficar para o meio de 2020. As informações são do Estadão. A declaração foi feita por Guedes durante discurso no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio.
AUMENTOU 1 ponto porcentual a utilização da capacidade instalada da indústria brasileira em relação a setembro e alcançou 70% em outubro, o maior nível desde novembro de 2014, quando foi de 73%. Informação da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria, que vê indícios da recuperação econômica.
INCREMENTO do PIB do setor agropecuário neste ano e no próximo foi revisto para cima pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A previsão anterior era de crescimento de 0,5% em 2019 e a nova projeção marca 1,4%. No caso de 2020, a projeção de crescimento vai de 3,2% a 3,7%, conforme o prognóstico de safra.
FOI revisto para cima pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário neste ano e no próximo. A previsão anterior era de crescimento de 0,5% em 2019 e a nova projeção marca 1,4%. No caso de 2020 a projeção de crescimento vai de 3,2% a 3,7%, conforme o prognóstico de safra. Todos os percentuais estão acima do que é esperado para o conjunto da economia. Segundo o Ipea, em 2019 o PIB nacional deverá ter alta de 1%. Em 2020 o crescimento deve ficar em 2,3%. Historicamente, o agronegócio é responsável por um quinto do PIB nacional.
DEPUTADA federal Gleisi Hoffmann foi reeleita domingo (24) presidente nacional do PT no 7º Congresso Nacional da sigla, realizado na Casa de Portugal, em São Paulo. Gleisi obteve 558 votos dos delegados que foram escolhidos em pleitos regionais por filiados do partido – o equivalente a 72% dos votos, segundo dados divulgados no encerramento do Congresso. O ex-presidente Lula não compareceu ao Congresso domingo. Ele fez um discurso na abertura, na sexta-feira (22). 
GLEISI disputou o cargo com a deputada federal Margarida Salomão (MG), que teve 131 votos (16,8% do total) e o historiador e figura histórica da sigla, Valter Pomar, com 91 votos (11,7%). O deputado federal Paulo Teixeira (SP) retirou a candidatura um pouco antes de ser iniciado o processo de votação. Houve 12 votos em branco e nenhum nulo.
EM seu discurso, Gleisi disse que “o Brasil passa por uma situação grave, temos um golpe continuado” criticando a política econômica liberal do governo, classificando como equivocada e que vai retirar direitos da população. A deputada disse que as manifestações contra essas políticas liberais, que ocorrem em países como Chile e Colômbia, vão chegar ao Brasil. “Queremos Lula presidente da República novamente”, afirmou a deputada no discurso. Ela disse que um dos desafios do PT é mostrar a inocência do ex-presidente. “A extrema direita está se organizando, temos que fazer um contraponto.” 
ALÉM da confirmação da reeleição de Gleisi, que já era esperada pelos membros do partido, a principal novidade do dia ficou por conta da aprovação de uma emenda à tese que vai guiar o partido nos próximos quatro anos que prevê que o partido, a depender da análise da conjuntura, possa vir a assumir a defesa do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Na prática, a sigla não vai adotar essa postura nesse momento, mas não descarta discutir essa possibilidade, a depender da evolução dos fatos e se forem comprovados atos graves.
FRASE: Sim, sem dinheiro não se vive, mas também não se vive só com dinheiro (Mário Sérgio Cortella).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.