Colunista
PREFEITURA Municipal de Paranavaí anuncia que na próxima terça-feira (dia 30), colocará em funcionamento a UPA – Unidade de Pronto Atendimento que leva o nome do médico Lauro Grava, localizada ao lado da Santa Casa de Paranavaí, à margem da Avenida Perimetral Tancredo Neves. Atendimentos de urgência e emergência até então feitos no Pronto Atendimento Municipal começam a ser feitos na UPA 24 horas. 
PARANAVAIENSES acostumados em acompanhar músicas, informações, etc, pelo rádio paranavaiense estão sentindo falta de alguns de seus locutores. Um deles o Rony do Valle, que saiu do ar depois de 23 anos animando as manhãs – das 10h às 11 h – pela Rádio Cultura, atualmente sob a direção da Cúria Diocesana de Paranavaí. A emissora sofreu alterações no horário da manhã, com a chegada do padre Adão Ribeiro, que revogou seu contrato de parceria com a Rádio Paranavaí (agora Rádio T), e Rony foi substituído no horário. 
EX-DEPUTADO Valdir Rossoni (PSDB) entrou quinta-feira (25) com uma ação de indenização por danos morais contra a deputada federal e jornalista Joice Hasselmann (PSL-SP). A ação aponta uma entrevista concedida pela paranaense logo após a eleição de 2018 ao programa Conexão Repórter de Roberto Cabrini, no SBT, em que ela acusa “uma assessora” de ter pedido propina em nome de Rossoni, que nega o fato. O caso seria referente ao período em que Hasselmann trabalhava na rádio BandNews FM Curitiba. 
EX-MINISTRO da Saúde no governo José Sarney, o paranaense Luiz Carlos Borges da Silveira assumirá uma Diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por indicação do governador Ratinho Júnior (PSD). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do dia 17 de abril, que trouxe, também, a exoneração de Guilherme Famagalli Guerra, que exercia o cargo. A indicação de Borges da Silveira foi aprovada pelo Banco Central no dia 15 de abril. 
CÂMARA Federal aprovou o projeto que anistia multas que haviam sido aplicadas a partidos políticos em algumas situações. O texto segue para avaliação presidencial. Ele havia voltado para a Casa depois de sofrer mudanças no Senado. A proposta acrescenta artigos à Lei dos Partidos Políticos para alterar as regras de penalidade para quem não cumprir com a aplicação de ao menos 5% dos recursos do fundo partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres. O texto aprovado diz que não sofrerá punição, como ter as contas rejeitadas, o partido que tiver usado estes recursos para financiar campanha de candidatas mulheres até as eleições de 2018. Este uso alternativo foi proibido pelo STF em 2018.
CURIOSIDADE: Em Curitiba cães e donos podem frequentar juntos um bar. O cardápio do Boteco Pet é amplo para os donos e seus animais. Os cãezinhos podem beber cerveja ou vinho (especiais para eles), degustar uma deliciosa macarronada ou ainda provar uma porção suculenta de coxinhas, ou picanha, por exemplo. A porção de comidinha para os animais custa, em média, R$ 10,90. O Boteco Pet fica no Tarumã.
DO presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em entrevista à GloboNews: “Ninguém explicou o que é a nova política ainda. O que é velho e o que é novo? Ninguém me explicou ainda o que é novo. Eu sei o que é certo e o que é errado”. Para Maia é preciso “tomar cuidado para não ficar olhando o parlamentar sempre como vilão”.
EM exclusiva concedida à Folha de S.Paulo e ao jornal El País, o ex-presidente Lula afirmou nesta sexta (26), que o Brasil está sendo governado por “um bando de malucos”. Em 2h10 de conversa, Lula falou da vida na prisão, da morte do neto, do governo de Jair Bolsonaro, das acusações de corrupção que sofre e da possibilidade de nunca mais sair da prisão. “Não tem problema”, afirmou ele quando questionado sobre a possibilidade. “Eu tenho certeza de que durmo todo dia com a minha consciência tranquila. E tenho certeza de que o Dallagnol não dorme, que o Moro não dorme”. Reservou ao ex-magistrado, o primeiro que o condenou pelo caso do triplex do Guarujá, algumas de suas principais ironias. “Sempre riram de mim porque eu falava “menas”. Agora, o Moro falar “conje” é uma vergonha”, afirmou. Lula disse também acreditar que “Moro não sobrevive na política”.
SOBRE o presidente Jair Bolsonaro não foi tão taxativo. Apesar de várias críticas, afirmou que “ou ele constrói um partido sólido, ou não perdura”. Lula disse que a elite brasileira deveria fazer uma autocrítica depois da eleição de Bolsonaro.  “O que não pode é esse país estar governado por esse bando de maluco que governa o país. O país não merece isso e sobretudo o povo não merece isso”, afirma.
COMPAROU o tratamento que a imprensa dá a ele com o que reserva ao atual presidente da República. “Imagine se os milicianos do Bolsonaro fossem amigos da minha família?”, questionou, referindo-se ao fato de o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, ter empregado familiares de um miliciano foragido da Justiça em seu gabinete quando era deputado estadual pelo Rio.
LULA chorou quando falou da morte do neto Artur, de 7 anos, vítima de uma bactéria, há um mês: “Eu às vezes penso que seria tão mais fácil que eu tivesse morrido. Eu já vivi 73 anos, poderia morrer e deixar o meu neto viver”. Disse ainda que, se sair da prisão, quer “conversar com os militares” para entender “por que esse ódio ao PT” já que seu governo teria recuperado o orçamento das Forças Armadas.
AFIRMOU que o país tem hoje “o mais baixo nível de política externa que já vi na vida”. E disse, em tom de brincadeira, que o ex-chanceler de seu governo, Celso Amorim, tem uma dívida por ter deixado o atual chanceler, Ernesto Araújo, seguir carreira no Itamaraty. Questionado sobre Fernando Henrique Cardoso, disse que o ex-presidente poderia “ter um papel de grandeza e mais respeitoso com ele mesmo, não comigo”. 
FALOU ainda da necessidade de diálogo entre partidos de esquerda. E comentou o fato de o senador Cid Gomes (PSB-CE), irmão de Ciro Gomes, que afirmou em um encontro do PT: “Lula está preso, babaca!”. O petista disse que não ficou chateado pois está mesmo preso. “Isso é uma verdade. Só não precisava chamar os outros de babaca”, disse, rindo.
FRASE: Três coisas que todo mundo pensa que sabe: educar um filho, teologia e administrar. Mas é fato que poucos são os que realmente sabem (Daniel Godri Junior)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.