Colunista
DADOS do IBGE divulgados neste fim de semana revelam que no Paraná 40,87% da população em idade para trabalhar está fora do mercado de trabalho, com o número de desalentados (pessoas que já desistiram de encontrar uma colocação) tendo batido recorde no estado. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), com dados referentes ao 2º trimestre de 2019, o Paraná conta atualmente com 9,35 milhões de pessoas aptas a atuar no mercado de trabalho. Destas, no entanto, apenas 5,53 milhões (59,13% do total) estão efetivamente ocupadas.
DENTRO deste contingente, contudo, há 322 mil pessoas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas, ou seja, pessoas que trabalharam menos de 40 horas na semana de referência e gostariam e estariam disponíveis para trabalhar mais horas. É o maior valor registrado para o Paraná desde o segundo trimestre de 2012, quando 327 mil trabalhadores se encontravam nessa condição de subocupação.
NÚMERO de desocupados atinge 545 mil pessoas, o que resulta numa taxa de desocupação de 9% (leve aumento na comparação com o trimestre passado, quando a taxa era de 8,9%). Segundo o IBGE, são classificadas como desocupadas as pessoas sem trabalho, mas que estavam disponíveis para assumir um emprego e tomaram alguma providência efetiva para conseguir uma colocação no período de referência de 30 dias.
a população considerada fora da força de trabalho (que não estava ocupada nem desocupada na semana de referência) soma 3,28 milhões de pessoas (35% do total), das quais 271 mil fazem parte da força de trabalho potencial, ou seja, possuíam potencial para se transformar em força de trabalho. Este contingente é formado por dois grupos: pessoas que realizaram busca efetiva por trabalho, mas não se encontravam disponíveis para trabalhar na semana de referência; e pessoas que não realizaram busca efetiva por trabalho, mas gostariam de ter um trabalho e estavam disponíveis para trabalhar na semana de referência.
DADO mais alarmante, porém, diz respeito aos desalentados, aquelas pessoas que já até desistiram de procurar emprego. No Paraná, são 114 mil pessoas nessa situação, o maior valor para a série histórica da Pnad Contínua, iniciada no 1º trimestre de 2012. Naquela ocasião, os desalentados somavam 54 mil pessoas. Isso significa que em sete anos o número de desalentados cresceu 111%.
STF decidiu quarta-feira invalidar dispositivo da Constituição do Piauí que prevê o pagamento de pensão vitalícia ou aposentadoria especial a ex-governadores do Estado. Por unanimidade os ministros julgaram procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 2011 contra o pagamento do benefício. Uma ação semelhante também da OAB contra lei do Paraná que previa o pagamento de aposentadoria vitalícia para ex-governadores do Estado aguarda julgamento da Corte. Em outro julgamento sobre artigo da Constituição do Sergipe o pagamento já havia sido declarado inconstitucional pelo STF. 
PRESIDENTE Bolsonaro anunciou que vai analisar o projeto de lei de abuso de autoridade aprovado na Câmara na noite de quarta-feira (14). O projeto depende apenas da sanção presidencial para virar lei. “[O projeto] vai chegar na minha mesa semana que vem. Os ministros vão, cada um, dar sua opinião, sua sugestão de sanção e alguns vetos. E vamos tomar a decisão de forma bastante tranquila e serena”, disse o presidente após evento no Clube Naval de Brasília.
EM entrevista à imprensa quinta-feira após evento militar o presidente  Bolsonaro (PSL) criticou a Noruega e sugeriu que o país europeu mande para o reflorestamento da Alemanha o montante que não será mais enviado para o Fundo Amazônia. Ele se referiu à Noruega como um país que “mata baleia” e “explora petróleo” e que não tem nada a oferecer ao Brasil neste momento.
ANTES o ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Ola Elvestuen, anunciou suspensão do repasse de cerca de R$ 133 milhões ao Brasil. Segundo ele, o Brasil está quebrando o acordo para redução do desmatamento. A Noruega seguiu a decisão da Alemanha que, no sábado (10), também informou que suspenderá parte do financiamento de proteção ambiental para o Brasil. Pelo aumento no desmatamento a Alemanha anunciou ainda que vai suspender mais de R$ 150 milhões ao Brasil.
DESEMBARGADOR do TRF da 4ª Região João Pedro Gebran Neto cassou uma decisão que proibia Gleisi Hoffmann de atuar como advogada de Lula. Com isso, a presidente do PT e deputada federal não terá mais restrições para seus encontros com o ex-presidente, hoje limitados às quintas-feiras, dia que ele pode receber visitas que não integram seu corpo de advogados. A decisão cassada foi dada pela juíza Carolina Lebbos. As informações são do jornal O Globo.
DO site O Antagonista: Em encontro com senadores e Janaina Paschoal para tratar do pedido de impeachment de Dias Toffoli, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) disse: “Temos que convencer o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a analisar essas questões. São 18 pedidos de impeachment protocolados somente neste ano. Há necessidade de tirar esse esqueleto do armário”. Para o senador, a decisão do presidente do STF de suspender, monocraticamente no plantão de julho, todos os processos instaurados sem supervisão da Justiça que envolvam dados compartilhados por Coaf e outros órgãos faz parte de “uma conspiração contra a Operação Lava Jato”.
PSL, partido de Bolsonaro, inicia hoje em todo o País uma campanha de filiação. A meta da sigla, que atualmente tem 271 mil membros, é chegar a 1 milhão até outubro do ano que vem. No Paraná, onde a sigla tem hoje pouco mais de 18 mil filiados, segundo os dados oficiais do TSE, o evento também marcará o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Fernando Francischini à Prefeitura da Capital. O PSL do Paraná conta com oito deputados estaduais e três federais.
MENCIONANDO a suposta “caixa-preta” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o presidente Bolsonaro fez uma referência ao apresentador Luciano Huck, da Rede Globo e disse que vai “mostrar tudo que ele [Huck] fez”, referindo-se à compra de um jatinho particular da Embraer por parte de Huck, a qual contou com um financiamento do BNDES. As informações são do UOL. “Segunda-feira já tem a primeira parte da caixa-preta do BNDES, pessoal que comprou jatinho. Só dois bilhões de reais. Todo o pessoal com jatinho, gente amiga do rei. Gente que tá dizendo por aí que, por exemplo, estamos no último capítulo do fracasso do Brasil. “Eu sou opção para 2022”. Pode até ser, mas a gente vai mostrar o que você fez.”, disse Bolsonaro.
APRESENTADOR quarta-feira ao lado do ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, afirmou que Bolsonaro não é o “primeiro capítulo da renovação, mas o último capítulo do que não deu certo.” A declaração foi proferida no Centro de Convenções de Vila Velha-ES, conforme reportado pelo Estadão.
FRASE: Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma (CORA CORALINA).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.