Cibele Chacon – da redação
Com o objetivo de ampliar o alcance da campanha de vacinação contra a influenza, Paranavaí promove neste sábado (13) uma grande mobilização, chamada de Dia D de Vacinação, realizada também por outros municípios brasileiros. Até esta quarta-feira (10), apenas 5.517 doses do imunizante contra a gripe foram aplicadas na cidade.
De acordo com a coordenadora de imunização, Grazieli Neves Barbaço, os grupos prioritários para receberem a vacina são compostos por crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, pessoas com mais de 60 anos. A população alvo compreende 37.330 paranavaienses, ou seja, apenas 17,95% foram vacinadas contra a gripe em 2024.
No Dia D de Vacinação, Paranavaí terá 13 salas de vacina em funcionamento, das 8h às 16h. Estarão abertas as salas de vacina das seguintes UBSs: Graciosa, Coloninha, São Jorge, Campo Belo, Celso Konda, Sumaré, Jaraguá, Morumbi, Jardim Maringá, Ouro Branco, Zona Leste, Monte Cristo e Centro. Nas semanas subsequentes, a Saúde trabalhará com horários estendidos até as 19h30, com escalas nas unidades.
Segundo Grazieli, Paranavaí está realizando vacinação extramuros em escolas e clínicas privadas. “Neste momento, nas escolas, a gente está fazendo do grupo prioritário dos professores. Em relação às crianças, tanto de campanha quanto de rotina, a gente teve uma conversa com a Educação e a já está fazendo as estratégias para começar a vacinação [nas escolas], onde vai precisar da carteirinha de vacina e da autorização dos pais para que a gente faça esse trabalho”, explicou.