Cotidiano
A Comissão de Minas e Energia realiza audiência pública nesta quinta-feira (8) para discutir o sistema tarifário de energia elétrica. O deputado Júnior Ferrari (PSD-PA), um dos solicitantes do debate, cita o exemplo do Pará, onde foram instaladas as usinas hidrelétricas de Tucuruí e Belo Monte.
Ele afirma que as tarifas cobradas pela companhia elétrica do estado (Celpa) sacrificam em excesso os paraenses, e portanto, algo deveria ser pensado em termos de redução de tarifas para compensar a população pelos prejuízos causados pela instalação de hidrelétricas.
“A implantação dessas usinas gera impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais. Não é justo que as tarifas pagas por esses consumidores seja a mesma daqueles localizados distantes das usinas geradoras de energia”, considera Ferrari.
Os deputados Airton Faleiro (PT-PA) e Rubens Otoni (PT-GO) também solicitaram audiência sobre o sistema tarifário de energia elétrica.

Foram convidados para o debate:
– um representante do Ministério de Minas e Energia;
– o superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Davi Antunes Lima;
– um representante do Governo do Pará;
– O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará, prefeito Nélio Aguiar;
– Álvaro Antonio Bressan, o representante da Concessionária de Energia Elétrica do Pará (Celpa), Álvaro Antonio Bressan;
– um representante do Movimento Basta Celpa; e
– o dirigente dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Pará, Raimundo Nonato Franco Antunes.
A audiência ocorrerá às 10 horas no plenário 14 das comissões.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.