Cotidiano
Fomentar a agricultura familiar e ampliar o suporte do Governo do Estado para desenvolver a economia no campo estão entre as prioridades desta gestão, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele participou nesta terça-feira (23) da cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). O evento aconteceu na sede da organização, em Curitiba, e reuniu lideranças sindicais e do agronegócio.
Marcos Brambilla assumiu a presidência da entidade. Ele foi vice-presidente na gestão de 2015/2019 e acumulou o cargo de secretário de Política Agrícola. Brambilla vinha comandando a federação desde abril deste ano por meio da Junta Governativa eleita.
Durante a posse, o governador destacou avanços obtidos pelo Governo nos primeiros nove meses de trabalho. Ele citou as medidas de desburocratização e a reorganização da máquina pública, que geram economia, impulsionam investimentos e tornam o Estado mais atrativo. Ele também ressaltou que o agronegócio é a principal mola da economia paranaense e valorizou a atuação dos pequenos produtores no desempenho do setor.
“O Paraná é concebido por pequenas propriedades rurais e a Fetaep representa a agricultura familiar”, afirmou o governador. “A federação é importante para atuação do Estado no desenvolvimento de políticas públicas e nós estamos muito focados em fortalecer as associações rurais, pequenas e médias cooperativas”, complementou.
Para o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o trabalho em conjunto das entidades do agronegócio com o Governo do Estado gera bons frutos. “A Fetaep tem uma importante parceria com a Emater, braço técnico do Governo do Estado na agricultura. Nessa colaboração, técnicos auxiliam no desenvolvimento de uma agenda produtiva que garanta o crescimento dos pequenos produtores no Paraná”, disse o secretário. Ele afirmou que esta parceria com a Federação deve ser ampliada nos próximos meses.
PARCERIA – Durante a posse da nova diretoria, a Fetaep assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira (TCTF) que renova uma parceria com o Instituto Emater. O documento prevê o desenvolvimento de um plano de trabalho anual pelos próximos quatro anos. Marcos Brambilla ressaltou a importância da proximidade do Governo do Estado com os pequenos produtores rurais.
“Grande parte do agronegócio paranaense é formado por pequenas propriedades e a maioria é comandada pelas famílias que vivem naquele local. Estes pequenos produtores estão presentes em todas as cadeias do agronegócio, são atividades que sustentam aquelas famílias”, ressaltou o presidente. “A Emater, por meio da extensão rural, possibilita a chance de organizar e qualificar estas pessoas. O Governo do Estado tem desenvolvido um novo sistema de trabalho na agricultura e nós apostamos nessas ações estratégicas”.
Por meio da parceria, a Emater disponibiliza assessores regionais e especialistas. Entre as atividades desenvolvidas por estes profissionais estão a orientação aos produtores para terem acesso ao crédito rural, aproximação dos agentes financeiros, atendimento à juventude rural e a produção sustentável de alimentos. Eles auxiliam também na implantação do plantio direto de hortaliças, manejo adequado do solo, da água e demais recursos naturais e, ainda, na ampliação da comercialização da produção.
NOVA DIRETORIA – A eleição que oficializou a nova diretoria da Fetaep aconteceu na sexta-feira (19), em Curitiba, e reuniu lideranças sindicais de todas as regiões do Paraná. Somente uma chapa foi registrada e obteve 97% de aprovação. Dos 120 votos, 116 foram favoráveis à chapa.
Confira a nova composição da diretoria da entidade:
Presidente: Marcos Brambilla; Vice-presidente: Aparecido Callegari
1ª Vice-presidente: Ivone Francisca de Souza; 2º Vice-presidente: Claudio Zeni; Secretário geral: Alexandre Leal dos Santos; 1° Secretário geral: Donizete Santos Pires; 2° Secretário geral: Romeu Carlos Scherer; Secretário de Finanças e Administração: José Amauri Denck; 1ª Secretária de Finanças e Administração: Mery Terezinha Halabura Woiciekoviski; 2ª Secretária de Finanças e Administração: Sandra Paula Bonetti.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.