Cotidiano
A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoveu nesta sexta-feira (23), em Guarapuava, a primeira audiência pública para apresentação do Programa Estadual de Educação Ambiental (PEEA).
O material foi finalizado em dezembro de 2018 e está aberto para consulta pública. As audiências também ocorrerão nos próximos dias em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Curitiba, Jacarezinho e Cascavel. As reuniões são realizadas em parceria com universidades estaduais.
“Vamos percorrer todas as regiões para ouvir a população a respeito do conteúdo do programa”, diz a diretora de Políticas Ambientais da secretaria, Fabiana Campos. “E também discutir programas e projetos futuros que poderão ser desenvolvidos a partir das quatro linhas de ação do Programa Estadual”, completa.
NA PRÁTICA – O Programa Estadual de Educação Ambiental (PEEA) teve início em 2016, como resposta ao Programa Nacional de Educação Ambiental, o qual os estados devem replicar em suas secretarias. Para isso, o Ministério Público do Paraná constituiu um Grupo Gestor para desenhar o programa. Além do MP, ele é formado por representantes das secretarias estaduais de Educação, Saúde, da Agricultura e do Abastecimento e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
O PEEA-PR foi elaborado de forma participativa e colaborativa, apontando diretrizes, princípios, objetivos e linhas de ação para a educação ambiental no Paraná.
Compõem o programa quatro linhas de ação: Gestão e Planejamento da Educação Ambiental – Monitoramento e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos de Educação Ambiental; Educação Ambiental Não Formal; Educação Ambiental por meio do Ensino Formal; e Comunicação para Educação Ambiental.
Para o secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Alves de Araújo, a educação ambiental muitas vezes não é aplicada ou é feita de maneira errada porque falta informação. “Antes cobrar qualquer coisa da população é necessário informá-la”.
CONTRIBUIÇÕES – A minuta do programa está disponível para consulta pública no site Conexão Ambiental. As sugestões podem ser encaminhadas até 10 de outubro por meio de questionário ou pelo e-mail [email protected]
O Paraná é pioneiro na elaboração de um Programa Estadual de Educação Ambiental. “Somos o primeiro a consolidar um programa estadual proposto quando do lançamento do Plano Nacional de Educação Ambiental”, destaca a diretora de Políticas Ambientais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.