Cotidiano
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta terça-feira (4) a campanha Junho – Paraná sem Drogas, que dedica o mês a ações de conscientização e prevenção ao uso de entorpecentes. O governador afirmou que o poder público, a família e toda a sociedade devem trabalhar juntos no enfrentamento do problema.
“O combate às drogas não é preocupação apenas de uma pessoa ou entidade. Toda a sociedade deve estar preocupada em preparar uma geração mais saudável e, acima de tudo, mais preparada para os desafios”, afirmou o governador na solenidade, realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O trabalho do Governo do Estado, ressaltou Ratinho Junior, inclui ações conjuntas das secretarias da Segurança Pública, da Justiça, Família e Trabalho e da Educação e do Esporte. “São mecanismos para dificultar o acesso dos jovens àqueles que estão próximos das escolas para tentar capturá-los para o mundo das drogas” disse.
O secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho, também enfatizou a integração do poder público com a sociedade. “Isso é fundamental no que se refere a drogas. Além do trabalho educativo, políticas públicas são essenciais para tratar do tema”, afirmou, completando que o combate à comercialização de drogas ilegais é prioridade, porque está ligada a outros crimes.
PALESTRAS – Após a abertura do evento, proferiram palestras o secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, e a diretora do Departamento de Prevenção e Reinserção Social do Ministério da Cidadania, Claudia Gonçalves Leite.
“As drogas são uma questão de saúde pública mundial. Uma iniciativa como essa é muito importante para trazer esclarecimentos sobre o tema e deve ser, inclusive, exemplo para outros estados”, disse Beggiora.
CAMPANHA – As atividades do Junho Paraná sem Drogas incluem palestras, concursos e orientações em diversos municípios. Curitiba, por exemplo, concentra as ações entre os dias 24 e 29, com o lançamento da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, com destaque para o Fórum Popular Contras as Drogas, dia 28, na Câmara Municipal.
O Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, é quem está liderando as iniciativas. O órgão comandará palestras em Bandeirantes, Paranavaí e Curitiba. “A drogadição é um problema complexo e a melhor forma de tratá-la é a soma de esforços das várias entidades”, afirmou o delegado Renato Figueiroa, diretor do departamento.
A Secretaria da Educação e do Esporte também tem lista extensa de atividades. A pasta aposta no trabalho dentro das unidades estaduais de ensino que aderirem voluntariamente a campanha, com estudos, pesquisas, debates, pautado no currículo escolar e referente ao tema: “Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas”.
Além disso, serão feitas “Rodas de Conversa sobre Drogas”, em 33 escolas, em parceria com o Ministério Público do Paraná e a Secretaria Estadual da Saúde.
A data de 26 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidades como o “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”. No Brasil, é promovida a Semana Nacional de Antidrogas.
ENTIDADES – Além do poder público, outras entidades também abraçaram a causa. É o caso da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que apresentará a Plataforma Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas.
Trata-se de um instrumento que prepara relatórios dinâmicos de todos os municípios brasileiros e desenvolvimento de ações preventivas sobre o tema nas Unidades Sesi, Senai e Faculdade da Indústria em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Pinhais e São José dos Pinhais.
CONSELHOS – Atualmente, o Paraná conta com 96 Conselhos Municipais de Políticas Públicas Sobre Drogas, e outros 24 estão em fase de criação. Cada conselho é responsável por promover, em sua região, palestras, seminários, rodas de conversas em escolas e caminhadas. As ações são voltadas ao público jovem e direcionadas à prevenção e conscientização dos malefícios do uso de drogas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.