Cotidiano
A General Mills Brasil (dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita, Betty Crocker e Carolina), em parceria com o Instituto Melhores Dias, implementou em 30 escolas públicas daS cidades de Ribeirão Claro/PR e Paranavaí/Pr, o programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, que atua para promover conhecimento e meios para alimentação saudável e nutritiva, além de reduzir os índices de desnutrição entre os alunos das comunidades com as quais atua.
Na cidade de Paranavaí, o “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” atende mais de 5.950 alunos e já treinou cerca de 250 professores, 75 merendeiras e 160 agentes comunitários. Atualmente, o programa está presente em 19 escolas da região e 24 postos de saúde da família, beneficiando direta e indiretamente 6.675 pessoas. Em Ribeirão Claro, o projeto acolhe mais de 1.180 alunos e já realizou treinamento para 93 professores, 20 merendeiras e 10 agentes de saúde. Presente em nove escolas e um posto de saúde da família, beneficia direta e indiretamente 1.400 pessoas. 
O Crianças Saudáveis, Futuro Saudável acontece em três frentes:
– Avaliação Nutricional e Diagnóstico: medição e acompanhamento de altura, peso e exames de hemoglobina das crianças; testes de conhecimento sobre nutrição e estilo de vida saudável para alunos e professores.
– Tratamento suplementação de ferro quando necessário, com autorização dos pais ou responsáveis.
– Educação Nutricional: Treinamentos para professores, merendeiros, agentes comunitários sobre saúde, educação sanitária, hortas e nutrição; jogos educativos para crianças sobre hábitos saudáveis; atividades de prevenção à obesidade infantil; construção e manutenção de hortas escolares; workshops com famílias para encorajamento a construção de hortas domésticas.
“Esse programa atua para minimizar problemas como obesidade e a desnutrição, frutos de uma alimentação pobre em nutrientes e que podem ser desencadeadores de outros problemas na fase adulta. É um grande orgulho para a General Mills trabalhar em suas comunidades para transformar hábitos e desenvolver crianças mais conscientes sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva”, afirma Queli Catalani, Gerente de Assuntos Corporativos da General Mills Brasil.
No Brasil, a iniciativa começou em 2016 nas cidades de Cambará (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Pouso Alegre (MG), onde também estão localizadas unidades fabris da companhia. Além de Ribeirão Claro/PR e Paranavaí/PR, o Crianças Saudáveis foi expandido recentemente para a cidade de São Bernardo.
“Estamos em uma fase madura do projeto, após três anos bem- sucedidos em Pouso Alegre, Cambará e Jaboatão dos Guararapes. Nessa nova etapa, temos a experiência necessária para atuar e replicar os números das primeiras cidades. Nossas pesquisas demonstram que 79% dos alunos relataram mudanças em seus hábitos alimentares, seja ingerindo quantidades maiores de legumes ou frutas ou experimentando novos alimentos saudáveis”, afirma Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias. 
Principais números do programa “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” no Brasil:
• 252 mil pessoas beneficiadas 
• 62.965 alunos que participam das atividades
• Treinamentos realizados para cerca de 3.800 professores, 250 merendeiras e 990 agentes comunitários
• 42 hortas em funcionamento, somando 313 canteiros
• • Após mapeamento das comunidades, foram criadas cinco hortas comunitárias (duas em Cambará, uma em Pouso Alegre e duas em Jaboatão). Além disso, foram descobertas 743 hortas domésticas, que beneficiam 3.300 pessoas.
• Distribuição de 3.420 jogos educativos nos três municípios atendidos
• Doação de 29.444 kits de higiene bucal para alunos das escolas parceiras
SOBRE A GENERAL MILLS – A General Mills é uma multinacional norte-americana que possui mais de 150 anos de história e está entre as 10 maiores empresas de alimentos do mundo. Com marcas famosas e presença global, chegou ao país com Häagen-Dazs, em 1997. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, ganhando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Mais Vita e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.  Em 2016, como parte de sua expansão no Brasil, comprou a marca de laticínios Carolina.  O portfólio global da empresa possui marcas como Cheerios, Nature Valley, Fiber One, Yoplait, Old El Paso, Pillsbury, Cascadian Farm, Annie’s, Wanchai Ferry, Blue Buffalo, Progresso, dentre outras.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.