Cotidiano
Termina hoje (18), em Curitiba o Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos em Saúde Pública Odontológica (Epatespo) e o XIV Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (Ciopar). A Secretaria de Estado da Saúde é organizadora do encontro e participa do Ciopar com 200 odontólogos.
O Epatespo é um espaço de disseminação do conhecimento, caracterizado como ambiente de importante debate entre os profissionais que atuam na Saúde Pública no Estado do Paraná. Os temas e reflexões que acontecem servem de referência para possibilidades futuras de construção e melhorias de políticas públicas voltadas à promoção da saúde bucal do Estado.
O Ciopar está na 14ª edição e é um congresso que reúne pesquisadores, acadêmicos, apresentação de trabalhos e feira de produtos e indústrias relacionados à odontologia. O diretor-geral da Secretaria, Nestor Werner Junior, que é dentista, participou da abertura dos eventos e falou sobre a importância da ampliação e qualificação de rede de atendimento odontológico no SUS em todo o Paraná. “Estamos aqui como uma parceira das instituições e ampla promotora da saúde pública. E como saúde pública envolve a pessoa por completo, vamos melhorar de forma substancial a qualidade da saúde bucal dos paranaenses”, disse Werner Junior.
O presidente do XIV Ciopar, Celso Russo, explicou que a parceria entre as instituições privadas e o poder público é importante porque possibilita evolução nos serviços prestados para a população em geral. “A Associação Brasileira de Odontologia tem como objetivo a valorização profissional e o aprendizado constante. E em parceria com a Secretaria da Saúde conseguimos trazer o profissional da saúde pública para dentro da associação e para as discussões no congresso, no espaço para trocar conhecimento e experiências”. Ele acrescentou que a Associação e outras instituições de classe são parceiras para pensar, sugerir e melhorar a política pública da saúde bucal. O XIV Ciopar segue até esta sexta-feira (18) com palestras, cursos, painéis científicos, exposição de produtos e demonstração de técnicas.
“Enxergamos nessa oportunidade uma maneira de valorizar e proporcionar mais conhecimento aos nossos dentistas que atuam na ponta, diretamente com a população”, disse o coordenador de Saúde Bucal, Pedro Henrique Dias. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.