Artigos
Da Redação
GB Edições
Pão de Sementes
Ingredientes: 400 gramas de farinha de trigo; 100 gramas de farinha de trigo integral; 50 ml de azeite; 300 ml de água morna; 1 colher (sopa) de sementes de girassol; 1 colher de sopa de sementes de linhaça; 1 colher de sopa de sementes de gergelin; 1 colher (sopa) de chia; 1 pacote de fermento biológico seco; 1 pitada de sal; azeite para untar; farinha para polvilhar. Preparo: Numa tigela, dissolva o fermento na água morna. Acrescente as farinhas e o sal. Amasse bem. Acrescente as sementes e volte a amassar. Sove bem a massa. Faça uma bola da massa e coloque novamente na tigela. Polvilhe com farinha de trigo, faça um corte em cruz, cubra com pano úmido e deixe descansar durante 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma fôrma retangular com azeite e polvilhe com farinha de trigo. Acomode a massa na fôrma e leve para assar durante aproximadamente 30 minutos, ou até o pão ficar bem assado. 
Brioche
Ingredientes: 2 tabletes de fermento biológico fresco; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 12 colheres (sopa) adoçante culinário; 1 colher (chá) de sal; 2 ovos; 6 colheres (sopa) de margarina; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; gema para pincelar. Preparo: Numa tigela, dissolva o fermento no leite, misture o adoçante e deixe descansar 15 minutos. Acrescente em seguida o sal, os ovos, a margarina e a farinha de trigo, amassando bem até conseguir uma massa homogênea e macia. Unte forminhas de empada e polvilhe com farinha de trigo. Coloque pequenas bolas de massa dentro das forminhas; pincele com gema e leve ao forno preaquecido (180°C) e asse até ficarem dourados. Espere que esfriem um pouco e sirva a seguir. 
Lasanha de Macarrão
Ingredientes: 500 gramas de macarrão tipo Parafuso ou Penne; 500 gramas de carne moída; 1 cebola grande picada; 1 lata de molho pronto; 1 colher (sopa) de margarina; 1 colher (sopa) bem cheia de extrato de tomate; 2 envelopes de Sazón; 2 tabletes de caldo de carne; ½ lata de milho verde; ½ lata de ervilha; 300 gramas de presunto fatiado; 300 gramas de queijo mussarela fatiado; queijo parmesão ralado a gosto. Preparo: Cozinhe o macarrão em água fervente com 1 tablete de caldo de carne. Escorra e reserve. Numa panela, coloque a margarina, a cebola e 1 tablete de caldo de carne. Mexa com uma colher de pau até dourar a cebola. Acrescente a carne moída e continue mexendo para a carne fritar sem queimar. Quando a carne estiver frita por igual, acrescente o Sazón e o milho verde. Mexa bem e junte o molho de tomate misturado com um pouquinho de água. Quando ferver, adicione o extrato de tomate. Mexa bem e espere engrossar um pouco, adicione a ervilha, ferva mais um pouquinho e retire do fogo. Num refratário de tamanho médio, coloque uma camada de molho no fundo. Forre com metade do macarrão. Acrescente mais um pouco de molho sobre o macarrão. Por cima, coloque uma camada de presunto e sobre este, uma camada de mussarela. Cubra com o macarrão restante e mais um pouco de molho. Faça outra camada de presunto e depois de queijo mussarela. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno preaquecido (180º). Asse até derreter o queijo e sirva a seguir. Dica: Use macarrão tipo grano duro. 

Frango com abacaxi e pimentão
Ingredientes: 1 quilo de carne de frango temperada; 1 xícara de abacaxi cortado em cubos; 2 pimentões cortados em tirinhas; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 colher (sopa) de azeite; 1/2 colher (chá) de canela em pó; pimenta-do-reino moída na hora. Preparo: Leve o frango para assar por aproximadamente 60 minutos. Enquanto isso, numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite, mexendo sempre até que ambos dourem ligeiramente. Acrescente as tiras de pimentão e a canela e deixe cozinhar por mais um minuto. Retire a panela do fogo. Escorra os cubos de abacaxi e misture com os pimentões. Quinze minutos antes do frango terminar de assar, distribua a mistura sobre ele e leve novamente ao forno. Tempere com a pimenta moída na hora. Dica: Pode ser usado um frango inteiro, cortado em pedaços; ou então pedaços de frango de sua preferência.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.