Destaque

Avaliação foi feita aproximadamente 15 dias após o retorno das aulas presenciais. De acordo com Adélia Paixão, todos os protocolos de saúde estão sendo seguidos por professores e demais profissionais

Aproximadamente 15 dias após o retorno das aulas presenciais em Paranavaí, a secretária de Educação Adélia Paixão comemora: “Até o momento, não há registro de casos de Covid-19 nas escolas municipais”. É o resultado de um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Educação e a Vigilância Sanitária, que realizam monitoramento semanalmente para o cumprimento das normas para conter o coronavírus.

A secretária comenta que “as escolas foram readequadas, as salas estão todas demarcadas para manter o distanciamento de um metro e meio entre as crianças e as carteiras que não podem ser utilizadas estão isoladas”. Na entrada dos alunos é observado o distanciamento e realizada a aferição de temperatura.

Segundo ela no intervalo, professores e demais profissionais supervisionam os alunos que são servidos de forma escalonada durante o lanche. As crianças fazem a refeição e já retornam para a sala de aula liberando o espaço para próxima turma se alimentar, não havendo encontro de grupos evitando a aglomeração. Todas as brincadeiras e atividades coletivas estão suspensas.

Adélia informa que essa primeira etapa que é composta por alunos acima de 5 anos de idade, um quantitativo baixo de crianças (seis, oito ou dez, no máximo, por sala) de forma escalonada, ou seja, um dia na escola e o outro em casa, a chamada aula remota. Ela ficou muito surpresa com o comportamento das crianças: “Cumprem as regras, respeitando o distanciamento, obedecendo rigorosamente as determinações, é muito bonito de ver”. A expectativa agora é para o retorno dos alunos de 4 anos, que acontecerá no início de março, ou seja, na próxima semana.

De acordo com a secretária, os profissionais têm feito um trabalho significativo cumprindo os protocolos de saúde, na apresentação de qualquer sintoma que faça referência à doença, a Secretaria de Educação é automaticamente comunicada.

A Secretaria utiliza como base o monitoramento, a triagem e a avaliação, esses três eixos orientam as autoridades de educação e saúde, se há necessidade de mudança ou não de estratégia em relação às aulas presenciais no município.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.