Destaque

Terminado o prazo para atender os consumidores, no dia 12 de novembro, serão enviados ofícios às empresas credoras, solicitando que participem das audiências

“Até o dia 12 de novembro vamos acolher os consumidores com interesse em renegociar suas dívidas”, informa o coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana. A ação começou na terça-feira (3) e tem como principal objetivo garantir a recuperação de crédito, para voltar a comprar e movimentar a economia local.
Até a tarde de ontem, a equipe do Procon de Paranavaí havia registrado 17 atendimentos, número considerado baixo em relação a outras campanhas de renegociação de dívidas. Balliana avalia que as dificuldades financeiras impulsionadas pela pandemia de Covid-19 são empecilhos para os consumidores quitarem os débitos em atraso.
Mesmo assim, a expectativa é que mais consumidores busquem o intermédio do Procon ao longo dos próximos dias. O coordenador Balliana aponta uma das vantagens: “Pedimos que o fornecedor ofereça valores condizentes com a situação de cada pessoa para pagamento à vista ou o parcelamento”. Em campanha realizada em 2019, por exemplo, 65% das audiências terminaram em acordo.
Para participar da ação de renegociação de dívidas, é necessário ir até o Procon de Paranavaí e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço residencial, além de um documento que vincule o nome do consumidor à dívida: carta-cobrança, certidão de negativação do nome ou até mesmo uma mensagem de texto enviada pela empresa credora.
As pessoas que tiverem dificuldade para consultar o cadastro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) serão encaminhadas à Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que fará o procedimento por preço abaixo do praticado normalmente. O desconto é resultado de uma parceria com o Procon.
AUDIÊNCIAS – Terminado o prazo para atender os consumidores, no dia 12 de novembro, serão enviados ofícios às empresas credoras, solicitando que participem das audiências. A etapa seguinte, de 16 a 20 de novembro, será dedicada a informar os consumidores sobre as data – deverão ir mais uma vez ao Procon para conhecer a programação.
De acordo com Balliana, as rodadas de negociações acontecerão a partir do início de dezembro. Por enquanto, as instituições financeiras estão no topo da lista de credores, principalmente por causa de cartões de crédito e empréstimos consignados. Mas qualquer tipo de dívida pode ser apresentada à equipe do Procon.
SERVIÇO – O Procon de Paranavaí fica na Rua Antônio Felipe, número 917, no Centro. Para obter outras informações, basta entrar em contato com a equipe, ligando para (44) 3902-1055 ou 3902-1155. Durante o período da campanha, o expediente não está sendo interrompido para almoço e os atendimentos se estendem das 8h às 17h.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.