Destaque

Novo presidente diz que entidade estará antenada para novas demandas. Setor deve ser criativo para superar as dificuldades

Confiante que “2021 será um ano bem melhor do que 2020”, o contador Rafael Benjamin Cargnin Filho toma posse nesta terça-feira, dia 12, como novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). Por conta da pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história da entidade, fundada em 1955, a posse ocorrerá de forma virtual, com a participação dos diretores por videoconferência. O ato será transmitido pelas redes sociais da Associação.
“As minhas expectativas são boas”, disse Cargnin sobre sua futura gestão. “Vou assumir uma entidade que está no caminho certo, bem estruturada. Vou dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido e criar novos projetos de acordo com as necessidades dos associados”, acrescentou.
O contador afirma que o setor econômico vai precisar ser criativo para voltar a crescer. “Acredito que este ano haverá uma redução drástica da gravidade da crise que enfrentamos. Ano passado, mesmo com a pandemia, alguns setores se sobressaíram, mas não foi a maioria. Temos que estar atentos à necessidade da maioria”, antecipou.
A redução da gravidade da pandemia, que deverá acontecer principalmente com a vacinação contra a Covid-19, vai compensar, na opinião de Cargnin, o “grande impacto” que o fim do auxílio emergencial vai provocar na economia do país. “Haverá um baque inicial (com o fim do auxílio emergencial). Mas, será compensado com a volta à normalidade”, acredita ele.
ANTENADO – Mesmo otimista, Rafael Cargnin disse que a pandemia provocou muitas mudanças, inclusive de planejamento. “Não dá mais para fazer um planejamento, colocar na planilha e partir para sua execução. Os tempos são outros. Temos que estar antenados nas novas necessidades e ter uma parceria forte com os associados”, explica ele.
Oriundo da área de serviços (contabilidade), Cargnin diz que não vê dificuldades para atender as demandas das áreas de comércio e indústria. “Como contador, estou em contato direto com o comércio e a indústria. Conheço estes setores tão profundamente quanto os que estão dentro deles”, relata.
Outro comentário feito por Rafael nesta segunda-feira, dia 11, véspera da posse, é que a nova diretoria deve dar continuidade aos trabalhos iniciados no ano passado visando fortalecer a campanha de Natal. A intenção era que a comissão de lojistas criadas para tratar do assunto se tornasse permanente para outras campanhas de fomento do comércio.
“A Comissão será mantida”, sentenciou Cargnin. “Temos que ter uma comissão específica para tratar deste assunto”, justificou, acrescentando que, pelas dificuldades ainda presentes por conta da pandemia, a Comissão terá que ter alternativas. “Vai ter que ter alternativas 1, 2 e 3. À medida em que nos aproximarmos do Natal e da evolução ou involução da pandemia, as decisões serão tomadas”, detalhou.
Para esta e outras campanhas, o novo presidente da Aciap espera contar com o apoio da Prefeitura Municipal. “Quero aproximar mais o prefeito, os vereadores e outras entidades de classe à nossa Associação. Todos temos os mesmos objetivos que são o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento de Paranavaí”, anunciou, acrescentando que quer uma parceria forte com o poder público. “Como já disse antes, vamos fazer um trabalho isento de partidos políticos. A Aciap será a casa de todos”, finalizou.
POSSE – A posse da nova diretoria vai acontecer no auditório da Aciap, apenas com a presença do atual presidente, Maurício Gehlen, do presidente eleito Rafael Cargnin e dos presidentes indicados para assumir os conselhos da Mulher Empresária (Aciap Mulher), Aguida Araujo Sandri Machado, e Jovem Empresário (Aciap Jovem), João Artur Casado. A medida visa atender as recomendações das autoridades sanitárias de manter o distanciamento social. A intenção é, futuramente, com o controle da pandemia, promover uma cerimônia pública para marcar o início das atividades da gestão 2021/2024.
O ato de posse terá início às 7h45 e será transmitido pelo facebook e Instagram da ACIAP.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.