Cotidiano

A Prefeitura de Paranavaí, através da Secretaria de Educação, estimula os seus conveniados para a promoção de projetos que estimulem a conscientização, criatividade e tragam benefícios às crianças. Uma dessas iniciativas inovadoras é o parque de pneus, realizada na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Paranavaí, mantenedora do Centro de Educação Infantil (CEI) – Semente da Esperança, no Jardim São Jorge. Trata-se de uma entidade filantrópica que há 60 anos realiza um trabalho de utilidade pública e social com crianças de um a cinco anos e suas famílias, priorizando e promovendo o desenvolvimento integral e inclusivo.

A construção do parque de pneus fez parte do Projeto de Sustentabilidade “Brincar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar”, sempre reforçando com as crianças a questão ambiental ligada à reciclagem e reutilização de materiais descartados. Dentre esses materiais estão os pneus, que muitas vezes são descartados em terrenos baldios ou queimados, representam um grave problema ambiental e de saúde pública.

Segundo Roseli Oenning, diretora do CEI Semente da Esperança e idealizadora do projeto, o ambiente educacional é de grande importância como meio articulador para desenvolver na criança sua identidade e autonomia. Assim, é fundamental pensar, organizar e reorganizar os ambientes da escola. “Tendo em vista a área verde de nossa instituição buscamos construir um parque de pneus para favorecer o desenvolvimento das competências, habilidades e autonomia da criança”, explica.

Para a concretização do projeto foi fundamental a parceria com empresas do município, que doaram pneus e tintas. Também determinante a participação da empresa elos art’s em pneus, bem como a ajuda e envolvimento de funcionários, educadores e direção.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.