Destaque

A pandemia de Covid-19 tornou necessário reconfigurar uma série de atividades, exigindo a adoção de protocolos de segurança para reduzir os riscos de transmissão da doença. Com as comemorações alusivas à Semana da Pátria não foi diferente: a Prefeitura de Paranavaí definiu uma série de medidas restritivas para as solenidades.

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria está programada para esta terça-feira (1º), às 8h30, no Paço Municipal. Um representante de cada poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) participará do ato, que também terá a presença de lideranças das forças de segurança.

Na sexta-feira (4), também às 8h30, a atividade será na Praça dos Pioneiros: hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. Mais uma vez, o evento contará com a participação de poucas pessoas, enviadas para representar as instituições.

O tradicional desfile de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, não será realizado este ano. A ideia de organizar uma carreata para marcar a data foi descartada, afinal, poderia motivar a aglomeração de pessoas. Sendo assim, haverá uma cerimônia na Praça dos Pioneiros, às 8h30, também com número reduzido de participantes.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Américo Pontes de Castro, as pessoas que quiserem acompanhar as solenidades precisam ir de máscara e devem manter distância entre si. A orientação para quem estiver com sintomas de síndrome respiratória é ficar em casa.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – A partir da chegada da corte portuguesa ao Brasil, em 1808, as relações entre a elite brasileira e o Reino de Portugal foram se desgastando. Esse processo culminou na proclamação da independência em 7 de setembro de 1822. Assim, o país deixou de ser colônia e se organizou em um regime monárquico, tendo por imperador dom Pedro I.

Conta a história oficial que às margens do Rio Ipiranga, dom Pedro I declarou a liberdade do Brasil ao dizer: “É tempo. Independência ou morte. Estamos separados de Portugal”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.