Destaque

Desde março até agora, as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí têm registrado queda nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho negativo é anterior à pandemia de Covid-19, mas se agravou com a chegada da doença. A expectativa é que a situação seja revertida de maneira lenta e gradual, e uma das apostas é a proximidade do Dia dos Namorados (12 de junho), que deve estimular os consumidores a prestigiarem o comércio local. Além disso, um plano de recuperação econômica está sendo desenvolvido.

De 1º a 25 de maio deste ano, as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí venderam 35,85% menos do que no mesmo período de 2019. É o que revela uma avaliação feita pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), a pedido do Diário do Noroeste.

De acordo com o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, muitas empresas “não têm suportado essa queda nas vendas”, por isso, “algumas portas já se fecharam”. A falta de recursos impede que cubram despesas fixas, especialmente a folha de pagamento dos funcionários.

O problema é anterior à pandemia de Covid-19, afirma Scarabelli, mas as medidas de segurança para reduzir os riscos de contágio pelo coronavírus, como o fechamento do comércio por quase 20 dias, agravou a situação. Em março, as vendas foram 27,23% menores do que no mesmo mês de 2019. Em abril, a queda foi de 47,23% na comparação com o ano passado.

FORAM QUASE TRÊS meses de desempenho negativo, aponta Aciap

Apesar do desempenho negativo nos três meses, a economia de Paranavaí começa a dar sinais de recuperação, ainda que de maneira discreta. Para se ter uma ideia, de 18 a 23 de maio os lojistas venderam 10,21% a mais do que na semana anterior.

O saldo positivo entre os dois períodos é considerado “um bom desempenho”, levando em conta, principalmente, o fato de que “quanto mais nos aproximamos do final do mês, a tendência de vendas é diminuir”, diz o gerente da Aciap.

Ele destaca que esse aquecimento lento e gradual “dá boas esperanças para o empresário”. A expectativa é que o desempenho continue sendo favorável. “Nossa previsão é de aumento nas vendas em relação aos últimos dias.” A aposta é que a proximidade de mais uma data comemorativa, o Dia dos Namorados (12 de junho), incentive os consumidores a prestigiarem o comércio local.

PROXIMIDADE DO DIA dos Namorados deve garantir bons resultados.

Enquanto isso, a Aciap e a Prefeitura de Paranavaí estudam estratégias que resultem na recuperação da economia, no período pós-Covid-19. “Temos um a parceria com o Sebrae, que irá prestar serviços ao município e realizar um estudo socioeconômico para definir uma retomada rápida”, conclui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.